Fale Conosco: ramais | Mande um e-mail para UNILINS mensagem
você está em
Email FPTEIntranetÁrea Restrita
14 3533 3200
Ainda não sou aluno

 Selo Instituição Socialmente Responsável
 

Atribuído pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Certifica as instituições que cumprem sua responsabilidade social.

REGULAMENTO DE BOLSAS DE ESTUDOS E DESCONTOS DA FPTE
UNILINS - CURSOS DE GRADUAÇÃO / ETL – ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO



Bolsa de Estudo Gratuita para o 1º Semestre de 2017
A FPTE concederá em 2017, Bolsas de Estudo, Financiamentos e Descontos, conforme critérios abaixo:


1. BOLSAS DE ESTUDO
1.1. PROUNI: É dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio para bolsa integral, e de até três salários mínimos para bolsa parcial de 50%. Vale lembrar que os valores definidos em lei são atualizados anualmente, conforme o reajuste do salário mínimo divulgado pelo Governo Federal.
Para se inscrever, o candidato tem que fazer o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, referente ao ano de 2016, conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos - Inscrições e informações : www.mec.gov.br/prouni
O aluno com Bolsa parcial ProUni e FIES poderá usufruir somente do desconto pontualidade.

1.2. BOLSA GRATUIDADE:(SUSPENSO NO 1º SEMESTRE DE 2017)
1.2.1 A quantidade e o percentual das bolsas oferecidas por curso são determinados:
1.2.1.1 - pelo número de estudantes regularmente matriculados;
1.2.1.2 - Pelos recursos financeiros disponibilizados pela Instituição,
1.2.1.3 - pelos critérios estabelecidos no Programa específico
1.2.2. O processo de seleção será destinado aos alunos, das unidades de ensino que obedeçam aos seguintes requisitos:
1.2.2.1 Estar regularmente matriculado;
1.2.2.2 Não ser beneficiário de nenhum tipo de Bolsa de Estudo, FIES e Descontos – NÃO HAVERÁ DUPLICIDADE DE BOLSA
1.2.2.3 O aluno beneficiado com a Bolsa concedida no ano de 2016 será lançada a partir da data da assinatura do contrato
1.2.2.4 Os alunos beneficiados com a Bolsa nos anos anteriores, terão a renovação a partir da matrícula após avaliação dos critérios definidos em contrato.
1.2.2.5 Para as bolsas de 100% - comprovação da renda familiar per capita que não exceda o valor de até 1,5 salário mínimo - A renda per capita familiar será calculada pelo quociente obtido pela divisão da renda bruta mensal familiar pelo número de membros do grupo família.
1.2.2.6 Para as bolsas de 50% - comprovação da renda familiar per capita que não exceda o valor de até 3 (três) salários mínimo - A renda per capita familiar será calculada pelo quociente obtido pela divisão da renda bruta mensal familiar pelo número de membros do grupo família.

1.3 BOLSA ESPECIAL:
A FPTE / UNILINS, poderá conceder a bolsa especial para crianças, jovens ou adultos, pessoas com deficiência, caso comprove objetiva e documentalmente a carência de condições de acompanhamento dos estudos, em decorrência da citada necessidade. Além do laudo médico, é necessário que comprove o comprometimento da renda familiar para ter o direito a gratuidade ( mesmo critério da gratuidade ). O processo será reavaliado anualmente.
Os interessados deverão solicitar o requerimento de Bolsa Especial no Setor de Assistência Social da FPTE, não podendo ser beneficiário de nenhum tipo de Bolsa de Estudo, FIES e Descontos – NÃO HAVERÁ DUPLICIDADE DE BOLSA

1.4 BOLSA ESP – Egresso Sistema Penitenciário:
A FPTE / UNILINS, poderá conceder a Bolsa ESP para pessoas egressos do sistema penitenciário, caso comprove objetiva e documentalmente esta condição. Para isso, é necessária que comprove a carência financeira da família para ter o direito a gratuidade. O processo será reavaliado anualmente e renovado semestralmente de acordo com desempenho acadêmico. Critérios estabelecidos no Programa específico.
Os interessados deverão solicitar o requerimento de Bolsa Especial no Setor de Assistência Social da FPTE, não sendo beneficiário de nenhum tipo de Bolsa de Estudo, FIES e Descontos – NÃO HAVERÁ DUPLICIDADE DE BOLSA


2. FINANCIAMENTOS
2.1 – FIES:
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinados financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. O estudante interessado em obter financiamento para o curso superior deve inscrever–se no processo seletivo do Fies. Pode participar do processo seletivo o estudante que:
• Não tenha concluído curso superior.
• Tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos.
• Tenha participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

Podem se inscrever ainda, independentemente de terem participado do Enem:

• Os estudantes que tenham concluído o ensino médio antes de 2010.
• Os professores do quadro permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício na educação básica, desde que se inscrevam em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia na sua área de atuação. Nesse caso, podem participar também os professores que já tenham concluído curso superior.
• Os financiamentos concedidos com recursos do Fies a partir do segundo semestre de 2015 têm taxa de juros de 6,5% ao ano.
• Durante o curso, o estudante deve pagar, a cada três meses, o valor máximo de até R$ 150, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.
• Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para começar a pagar o financiamento. Nesse período, deve continuar pagando, a cada três meses, o valor de até R$ 150, referente aos juros que incidem sobre o financiamento.
• Encerrado o período de carência, o financiamento pode ser pago pelo estudante em até três vezes o período financiado do curso.
• Maiores informações e inscrição através do site www.sisfiesportal.mec.gov.br

2.2 – PRAVALER:
O PRAVALER é um crédito universitário que permite você pagar seus estudos ao longo do tempo, de uma maneira mais leve. Você pode financiar as mensalidades do seu curso de graduação, pós-graduação e técnico. A contratação é simples, fácil e sem burocracia. Começa assim:
Veja se você atende aos pré-requisitos cadastrais. Confira.
- Ter um garantidor com renda de, pelo menos, um salário mínimo. Pode ser pai, mãe, amigo ou alguém próximo que te apóie nessa decisão de estudar.
- Não ter restrições de crédito no SPC, SERASA e estar com o CPF regular, você e seu garantidor.
- Ter um e-mail válido e de uso freqüente, pois iremos nos comunicar durante o processo por email.
- Você não pode financiar o mesmo período com o crédito universitário PRAVALER Graduação e Pós-Graduação e seu garantidor não pode ter um contrato vigente como PRAVALER.
- Comprovar renda mínima de 2 vezes o valor da mensalidade. A renda mínima pode ser composta pela renda do garantidor mais a sua renda, ou somente pela renda do garantidor, no caso de você não estar trabalhando ou não possuir renda própria.
- IMPORTANTE SABER: Os pré-requisitos permitem que seu cadastro seja avaliado, mas não garantem a pré-aprovação de crédito.www.pravaler.com.br


3. DESCONTOS

3.1 - Desconto Pontualidade A data definida para pagamento das mensalidades é no 5º dia útil de cada mês. Os alunos que efetuarem o pagamento nesta data usufruirão de 10% de desconto.

3.2 - Descontos através de Convênios com Empresas e Órgãos Públicos: A FPTE / UNILINS concederá aos alunos matriculados em suas unidades, descontos parciais aos funcionários e seus dependentes atendendo aos convênios firmados, condicionado ao pagamento até o 5º dia útil de cada mês. O desconto concedido será de acordo com cada convênio. - Informações sobre as empresas parceiras, consultar o Setor de Assistência Social da FPTE.
Este desconto incidirá apenas nos valores pagos diretamente pelo aluno. O Contrato terá validade por um semestre a partir da entrega do documento que comprove o vínculo com as conveniadas.
Para usufruir deste desconto, o aluno terá que realizar na data estabelecida (5º dia útil), caso contrário seu Desconto será suspenso.

3.3 - Desconto Família: O desconto Família será concedido para alunos que tenham irmãos, pai, mãe, filhos, marido ou mulher, matriculados em qualquer um dos cursos mantidos pela FPTE.
No caso de dois membros da família matriculados em cursos da FPTE / UNILINS, aquele, cuja mensalidade é a de maior valor receberá uma Bolsa correspondente a 15% em todas as mensalidades, enquanto o segundo membro da família, cuja mensalidade é de menor valor , deverá pagá-la integralmente. No caso de três ou mais membros da família matriculados em cursos da FPTE, aquele, cuja mensalidade é a de menor valor, a pagará integralmente. Aquele, cuja mensalidade seja de valor imediatamente superior, receberá uma bolsa correspondente a 20% do valor de sua mensalidade e, os demais membros da família receberão descontos de 30% do valor de suas mensalidades.

3.4 - Desconto Ex-aluno FPTE A data definida para pagamento das mensalidades é no 5º dia útil de cada mês. Os alunos que efetuarem o pagamento nesta data usufruirão de 10% de desconto.

Os descontos acima mencionados não contemplará a primeira mensalidade e não poderá acumular com outros Descontos, Bolsas de Estudo e Financiamentos. O Contrato terá validade a partir da solicitação junto ao Setor Assistência Social.

Para usufruir deste desconto, o aluno terá que realizar na data estabelecida (5º dia útil) de cada mês, caso contrário seu Desconto será suspenso
Para conhecer melhor o Programa de Bolsas da UNILINS/ETL, entre em contato com o Setor de Assistência Social pelos telefones (014) 3533-3259, 3533-3306 ou 3533-3305 ou pelo e-mail: ssocial@fpte.br e no site Unilins www.unilins.edu.br e site da ETL www.etl.edu.br

 
© UNILINS - Centro Universitário de Lins • Av. Nicolau Zarvos, 1925 - Jardim Aeroporto - CEP 16401 371 - unilins@unilins.edu.br - 14 3533 3200 - Lins/SP