Preaload Image

EDITORIAL

O Programa de Iniciação Cientifica da Unilins – “PIC – Unilins” toma corpo, se consolida e neste seu 8° ano, vem apresentar à Comunidade Acadêmica seus resultados. A publicação de mais esta edição da revista “Estudos & Pesquisas” mostra o avanço que temos conseguido, com resultados expressivos e significativos para a Unilins.

Segundo os organizadores do 12° Simpósito Internacional de Iniciação Científica da USP – 12° SIICUSP 2004, o programa de Iniciação Científica brasileiro, cujas dimensões e qualidade têm surpreendido a comunidade internacional, está em plena expansão. Tal escalada reflete o crescente reconhecimento da importância dessa atividade para que a universidade cumpra a sua missão, de formar recursos humanos preparados para os desafios da sociedade moderna, cuja essência se resume em três capacidades: entender, apreciar criticamente e inovar.

Diante desse contexto, a reitoria da Unilins definiu como uma das metas, para seu novo mandato, a reestruturação do seu Núcle de Pesquisa – “NuPe”. Foi proposto ao Conselho Universitário da Unilins e aprovado naquele colegiado e também pelo CNE/MEC o seu novo estado, e, nele, a criação da Pró-reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento. Dentro dessa nova concepção, a estrutura organizacional do NuPe passou a contar com o Programa de Iniciação Científica – PIC; com o Programa de Pesquisa Avançada – PPA; com oNuPe – incubado (NuPe com espaço na Incubadora de Lins); e com o Conecte.

Das discussões que trabei com o prof. Alberto Fregosi, grande colaborador e incentivador de programas dessa natureza, destaco algumas de suas sugestões, as quais encampo, para que o Programa de Iniciação Científica – PIC alcance sucesso e se destaque dentre as atividades da Unilins: -ele não pode ser confundido como atividade assistencial; -deve antepor os interesses das comunidades aos interesses pessoais; -promover contatos com as comunidades interessadas em Iniciação Cientifica, inserindo-as ativamente na participação desses projetos; -estimular com Bolsas as Iniciações Cientificas de interesse da comunidade interna; -olhos para identificar os projetos de Iniciação Científica que possam futuramente ser transformados em linha prioritária de Pesquisa.

Finalizando, cumprimento alunos e professores pelo sucesso de mais esta publicação. Crescemos 42%, pois no ano passado selecionamos 12 trabalhos para seres publicados e para esta edição selecionamos 17 trabalhos, dentre 27 desenvolvidos ao longo de 2004, 23 apoio da Unilins, em forma de Bolsa de IC para os alunos (43 alunos beneficiados), e para os professores orientadores (20 professores beneficiados). A Unilins apoiou a participação de diversos desses trabalhos em Seminarios externos.

Para os estudantes que debutam na publicação de seus trabalhos, meus cumprimentos, pelo arrojo e pela coragem. Para aqueles que o fazem pela 2ª ou 3ª vez, cumprimentos redobrados, pela persistência no projeto de vencer. Mais uma vez a revista “Estudos & Pesquisas” materializa sonhos, transformando-os em vitórias, conquistas e sucessos. A Iniciação Científica foi feita.

 

Prof. João Carlos de Campos

SUMÁRIO DE ARTIGOS

Editorial 05
Geoautomação no Saneamento 07
Sistema para busca automática on-line de tarifas telefônicas interurbanas mais econômicas 15
Cerimonial e protocolo: utilização das normas pelo profissional de Secretariado Executivo 19
Custer com QoS 29
Comportamento estrutural e dimensionamento de pilares mistos aço concreto formado por perfis I parcialmente revestidos de concreto 37
A comunicação analógica de áudio utilizando fibras ópticas 46
Gênero Serviço Social 51
Mapeamento de campo acústico através do método calorimétrico 60
Saúde do Trabalhados e Serviço Social: o impacto da reestruturação produtiva no mundo do trabalho 65
Sistema Cliente-Servidor baseado em Memoria Compartilhada 73
Estudo e desenvolvimento de sistemas utilizando Smart Cards 87
As tecnologias de uma estrutura de videoconferência 94
Violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes 101
ZOC – (Z80 Open Computer) 110
Algoritmos genéticos 115
Sensoriamento de Robôs Móveis 124
Desenvolvimento de uma bobina de tesla para uso em laboratório 132
Resumos publicados em Simpósios 141
Normas para publicação de artigos 148

A Revista poderá ser obtida em permuta junto à Biblioteca.
E-mail: biblioteca@fpte.br
Telefone: (14) 3533-3227