Exposição de fotografia com a artista linense Paula Mello - UNILINS

Exposição de fotografia com a artista linense Paula Mello

No dia 12 de setembro de 2022, recebemos a presença da artista linense Paula Mello realizando uma intervenção artística na Cidade Miniatura com obras na modalidade Lambe-Lambe, que é um estilo de arte urbana. Esse processo faz parte do projeto artístico de videoaula – Fotografia: Metalinguagens e Arte de Rua – projeto aprovado no edital ProAc #39/2021 que apresentará uma reflexão sobre a relação da fotografia e arte de rua, a partir da vivência da artista, narrando seu processo metalinguístico de utilização da fotografia como registro, suporte e registro do suporte em arte de rua.

O contato da artista com esse estilo se iniciou por volta de 2007, ao começar a ter uma relação de aproximação com a arte de rua, em especial stickers e lambe lambe ao fotografar essas linguagens. Num segundo momento, de análise e observação destas fotografias, foram surgindo identificações de artistas e suportes que utilizavam, encontrando uma dimensão de identidade destas linguagens dada pela repetição da mesma imagem seja no sticker ou no lambe lambe. Tal característica de reprodutibilidade técnica se conecta diretamente à fotografia. Assim, a partir do registro fotográfico e análise dele, a artista começa a produzir lambe lambe e stickers utilizando suas próprias fotografias.

Para a execução de tal videoaula, foram realizadas três intervenções, nas cidades de Vera Cruz, Lins e Marília, de colagens de fotografias no formato de lambe-lambe em grande formato, para registro das técnicas utilizadas no processo, a fim de ilustrar o conteúdo a ser exposto e explicado. Após as colagens feitas e prontas, trechos foram gravados nesses espaços, como cenário explicativo do tema. As fotografias selecionadas para a intervenção tiveram temas urbanos como assunto, suscitando a imaginação do público a pensarem cidades imaginárias através das fotografias.

O resultado será publicado no YouTube no canal da artista e ficará disponível para acesso gratuito. O público-alvo engloba artistas urbanos, artistas visuais, fotógrafos, estudantes e pesquisadores com interesse em arte, filosofia e estética. Além de jovens e adultos com interesse em fotografia, arte de rua, interações entre linguagens artísticas, intervenções urbanas, ocupação de espaço público e arte enquanto ferramenta de expressão.

A Pró Reitoria de extensão ressalta a importância de ações como esta que fazem ligação entre os artistas urbanos e universidade e agradece a artista Paula Mello pela escolha da Cidade Miniatura como um dos locais para expor seu potencial.

Para acompanhar o resultado final do projeto e mais atividades como essa, siga as redes sociais da artista:

Site: www.paulasmmello.com

Instagram: @paulasmmello_com