Parceria entre Schneider Eletric e FPTE rende doação para compra de novos equipamentos aos laboratórios da Unilins - UNILINS

A Fundação Paulista recebeu em 10 de dezembro de 2021, uma correspondência da Fundação Schneider confirmando o repasse de 75 mil euros, que serão utilizados para a aquisição de novos equipamentos para os laboratórios dos cursos de engenharia da Unilins.

A doação é fruto da parceria iniciada em agosto de 2013, que, desde então, vem oferecendo gratuitamente o curso de Eletricista Instalador, em cooperação técnica com as prefeituras.

Já foram atendidos 2360 alunos de diversas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que aprenderam todas as etapas de elaboração e implementação de um Projeto de Instalações Elétricas Residenciais de Baixa Tensão, conforme normas da NBR 5410:2004, além do manuseio de equipamentos de medidas elétricas.

A PROEXAC da Unilins é responsável pela coordenação dos cursos, junto da equipe de educadores, normalmente formada por voluntários dos cursos da Instituição. Em contrapartida, a Fundação Schneider contribui com os materiais didáticos para as aulas e o kit aluno que é cedido gratuitamente.

A seguir estão as cidades onde o curso foi realizado e as respectivos números de alunos concluintes.

CIDADECERTIFICADOS EMITIDOS
BAIXADA FLUMINENSE/RJ6
MESQUITA/RJ8
PONTO CHIQUE/MG33
MONTES CLAROS/MG43
GUAIÇARA/SP51
PETRÓPOLIS/RJ64
RIO BONITO/RJ72
RIO DE JANEIRO/RJ84
PROMISSÃO/SP127
QUEIMADOS/RJ224
NOVA IGUAÇU/RJ350
BELFORD ROXO – RJ410
LINS/SP888
TOTAL GERAL2360

Confira também a lista dos educadores que participaram do projeto até hoje:

Moacir Antônio Valan, João Carlos Viana Torres, Getúlio Gouveia, Murilo Belo da Cruz, João Carlos Viana Torres, Mateus Altimari e Nilson de Carvalho, e Matheus Felipe Ribeiro dos Santos.

Na cidade Balbinos-SP, o curso foi desenvolvido dentro da Penitenciária da cidade, com aulas práticas presenciais e um encontro online pelo Google Meet. Dois reeducandos atuaram como monitores. O curso foi concluído em dezembro de 2021, com 6 concluintes. O educador foi o professor Dr. José Aparecido Silva de Queiroz, reitor da Unilins.