Prosseguem ações dos 30 anos do ECA - UNILINS

Prosseguem ações dos 30 anos do ECA

O curso de Serviço Social da Unilins realizará entre os dias 26 a 31 de outubro, dentro do Conecte 2020, um seminário para apresentação do diagnóstico da Infância e do Adolescente do município de Lins. Durante o período, das 14 às 16h, serão realizadas palestras alusivas ao tema.
No encerramento do seminário, 31 de outubro, das 9 às 11h, será realizada a Palestra Magna online sobre os 30 anos do ECA: Balanço das conquistas e atuais desafios.
Para participar os interessados deverão fazer a inscrição.

Seminário para apresentação do Diagnóstico da infância e adolescência
do município de Lins-SP

Período: 26 a 30/10/2020
Sistema online
Inscrição gratuita com entrega de certificado

Das 9 às 11h – online

• 26/10/2020: Direito à Vida e Saúde – Profa. Dra. Elizabete Rosa – Assistente Social e Sara Hernandes – Psicóloga
  • 27/10/2020: Direito à Educação – Profa. Dra. Marilda de Oliveira Lemos – Assistente Social e Natalia Bispo de Oliveira – Pedagoga
  • 28/10/2020: Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade – Profa. Dra. Elizabete Rosa – Assistente Social e Natalia Bispo de Oliveira – Pedagoga
  • 29/10/2020: Direito à Convivência Familiar – Luciane Jaqueline de Oliveira – Assistente Social e Sara Hernandes – Psicóloga
  • 30/10/2020: Enfrentar/combater a violência em Trabalho de Rede – Profa. Dra. Marilda de Oliveira Lemos – Assistente Social e Luciane Jaqueline de Oliveira – Assistente Social

Horário para acesso ao conteúdo: das 14 às 16h

26/10/2020

• Gravidez na adolescência – Silvia Manfrin Alves Correia – Professora Universitária do curso.
  • Inclusão da pessoa com deficiência e suas necessidades – Maria Cristina Domingues – Assistente social com trajetória profissional na Política de Assistência Social.

27/10/2020

• A interface entre a Educação Formal e a Educação Popular – Antonio Folquito Verona – Militante da Educação Popular.
  • A interface entre a Educação Formal e a Educação Popular – Edilson Borella – Professor e diretor na Escola ETL.
  • Profissão: Dilemas e Escolhas – Carolina Paulino – Assistente Social.
  • Arte como ferramenta para o desenvolvimento humano – Natalia Bispo de Oliveira – Pedagoga.

28/10/2020

• Pedagogia da presença no sistema socioeducativo – Rosemeire Oliboni – Psicóloga na Fundação Casa desde 2002. Atualmente Diretora do Centro de Atendimento de Lins.
  • Racismo e seus reflexos na vida e autoestima de crianças – Breenda Siqueira Historiadora, mestranda em Educação UNESP – Marília (SP).
  • Os desafios na execução das Medidas Socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida-LA e Prestação de Serviço a ComunidadePSC a partir do SINASE – Patrícia Pereira – Assistente social e coordenadora do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social no munícipio de Lins (SP).

29/10/2020

• Da demanda judicial ao laudo. O percurso trilhado para garantia da proteção das crianças e dos adolescentes no Judiciário – Valeska dos Santos Juliotti Martin – Assistente social na Vara da Infância e da Juventude no Tribunal da Justiça da Comarca de Lins (SP).
  • Direito à convivência familiar e comunitária: Adoção de criança e adolescente – Elizabete Rosa Assistente social e Professora Universitária na UNILINS.
  • As composições familiares na contemporaneidade – Luciane Jaqueline de Oliveira – Assistente social na Vara da Infância e da Juventude no Tribunal de Justiça da Comarca de Cafelândia (SP).

30/10/2020

• O que as meninas e jovens precisam saber sobre relacionamento abusivo – Marilda de Oliveira Lemos – Assistente social e socióloga, atua na defesa das mulheres vítima de violência.
  • Escuta Especializada: Priorizando a proteção de crianças e adolescentes – Bruna Juliana Custodio – Assistente social no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social no munício de Lins (SP).
  • Escuta Especializada: Priorizando a proteção de crianças e adolescentes – Camila Fernanda De Pretto Lima – Psicóloga no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social no munícipio de Lins (SP).

31/10/2020 –  Das 09h às 11h – Live

Palestra Magna Online: “30 anos do ECA – balanço das conquistas e atuais desafios”
Profa. Dra. Abigail Silvestre Torres: graduada em Serviço Social pela PUC/SP (1990), Mestrado em Serviço Social pela PUC/SP (2001) e Doutorado em Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais pela PUC/SP (2009-2013). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social da PUC/SP. Linha de pesquisa: Seguridade Social e Assistência Social. Docente de pós-graduação. Atua como consultora em gestão social, principalmente nos seguintes temas: política pública de assistência social, políticas públicas para a infância e adolescência e controle social.