Anterior
Unilins lança Cursos de Extensão On-line para diversas áreas - UNILINS

Unilins lança Cursos de Extensão On-line para diversas áreas

A Pró Reitoria de Extensão e Ação Comunitária da UNILINS apresenta o primeiro catálogo de cursos de extensão online. São temáticas diferentes, desenvolvidas por professores e profissionais capacitados.
O custo do investimento para as inscrições é de R$ 50,00, com direito a emissão de certificado que será enviado mediante 75% de aproveitamento nas aulas online. 
Os cursos iniciarão em 20 de fevereiro de 2021, às 9h da manhã.
Informações: (14) 991857808 – Pró Reitoria de Extensão e Ação Comunitária.

As inscrições devem ser feitas até o dia 19/03/2021, no link abaixo: 

https://orion.fpte.br/FrameHTML/web/app/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=1&f=1&ct=7&ps=94#/eb/informacoes

Veja a seguir os cursos que serão oferecidos.

1. A IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS NO AMBIENTE EMPRESARIAL PARA INCLUSÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA, com o Terapeuta Ocupacional Luís Ramos.

Objetivo Geral
Criação e desenvolvimento de projetos sociais para capacitação e inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho.

Objetivos específicos

  • Proporcionar conhecimento sobre a lei de Cotas;
  • Desmistificar deficiências;
  • Ensinar passo a passo a desenvolver um projeto para implantação.
  • Levantar demandas locais para propor articulações de dessensibilizarão.

Público-Alvo
Curso recomendado para profissionais que atuam ou pretendem atuar com consultoria de Inclusão Social para o Trabalho.

Conteúdo do curso:
Módulo 1 – Fundamentação teórica

  • Principais conceitos de deficiências;
  • Compreendendo a Lei de Cotas;
  • Empatia e escuta genuína;
  • Acessibilidade arquitetônica;
  • Acessibilidade tecnológica;
  • Análise de Currículos;
  • Dessensibilização do ambiente de Trabalho.

Módulo 2 – Fundamentação Prática

  • Desenvolvimento do Diagnóstico Cultural;
  • Aplicação do Censo de Inclusão;
  • Confecção de mapeamento de oportunidades;
  • Norteio para atração e seleção;
  • Orientações para avaliação de laudo médico;
  • Ambientação Inclusiva;
  • Retenção de Pessoas com Deficiências.

Carga horária
20 horas / 5 dias (aos sábados, datas das aulas online 20/02/2021, 27/02/2021,  06/02/2021, 13/02/2021, 06/03/2021). Horário das 9 às 13h.

2. MARKETING – ESTRATÉGIAS FOCADAS EM VENDAS NO VAREJO, com o Pedro Henrique Costa dos Santos.

Objetivo Geral
Destacar como as estratégias de Marketing podem alavancar as vendas no varejo, seja físico ou digital; desenvolver habilidades profissionais que contribuam na criação de estratégias de vendas, de forma clara e objetiva.

Objetivos Específicos

  • Identificar a importância do marketing nas vendas;
  • Descobrir como estratégias de vendas podem desenvolver alcançar resultados;
  • Aplicar planos de ações;
  • Lançar promoções;
  • Criar campanhas para equipes e clientes.

Conteúdo do Curso

Módulo 1 – Visão geral – Marketing e vendas no varejo:

  • O que é e como funcionam vendas no varejo?
  • Quais as diferenças entre varejo físico e digital?
  • Marketing X Vendas?

Módulo 2 – Pesquisa e validação de mercados

  • O que são nichos de mercado e qual sua importância;
  • Analisando a concorrência;
  • Público-alvo: Cliente/Consumidor/ Lead.

Módulo 3 – Plano de ação (estratégias de vendas)

  • Definir público-alvo (cliente/consumidor/lead;
  • Marketing de conteúdo;
  • Vendas multicanal (Omnchannel);
  • Ações promocionais: sazonais/Upsell/Cross SELL/Cash Back;
  • Campanhas de Vendas: Equipes e/ou Clientes;
  • Comunicação para equipe e clientes;
  • A importância de aplicar e testar mais de uma ação concomitantemente;
  • Acompanhar e analisar o desempenho dos resultados (KPI’S).

Público-Alvo
Alunos em formação e profissionais atuantes no varejo que buscam conhecimento para avançar nos resultados.

Carga horária
8 horas / 2 dias (aos sábados, datas das aulas online 20/02/2021 e 27/02/2021)  – Horário das 14 às 18h.

3. LIBRAS, com a Pedagoga Raquel Cardoso de Araújo.

Objetivo Geral
Aquisição do vocabulário básico de Libras, compreendendo as particularidades culturais e linguísticas das comunidades surdas, além de desenvolver habilidades comunicativas que contribuam para a inclusão da pessoa surda.

Objetivos Específicos

  • Compreender LIBRAS como uma língua natural;
  • Adquirir vocabulário básico geral;
  • Reconhecer a imagem do sujeito surdo e suas particularidades culturais e linguísticas;
  • Reconhecer a importância da comunicação com o surdo de forma correta e segura.

Conteúdo do Curso

Módulo 1 – Cultura Surda

  • História da cultura surda;
  • Lei da LIBRA.

Módulo 2 – Introdução a Libras

  • Aquisição de vocabulário
  • Saudações;
  • Alfabeto, em Libras;
  • Aquisição de vocabulário: números, dias da semana e meses do ano em Libras.

Módulo 3 – Elaboração de frases em LIBRAS

  • Diálogo;
  • Apresentação pessoal em LIBRAS.

Público-Alvo
Todos aqueles que se interessarem pela Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Carga horária
40 horas / 10 dias (aos sábados, datas das aulas online 20/02/2021, 27/02/2021,  06/02/2021, 13/02/2021, 06/03/2021, 13/03/2021, 20/03/2021, 27/02/2021, 03/04/2021, 10/04/2021    – Horário das 09 às 13h.

4. ENGENHARIA ESTRUTURAL com o Engenheiro Civil Pedro Manoel da Silva Neto.

Objetivo Geral
A partir do uso prático do software Eberick, o curso tem como objetivo mostrar lançamento da estrutura de um projeto de um edifício real com 5 pavimentos, sendo 1 pavimento para garagem, 3 pavimentos de apartamento tipo e um pavimento cobertura.

Objetivos Específicos

  • Introdução ao software Eberick;
  • Lançamento da estrutura.

Conteúdo do Curso

Módulo 1 – Conhecendo a Ferramenta

  • Aula 01 – Instalação do programa e criação do projeto;
  • Aula 03 – Salvar e importar modelo de “template”;
  • Aula 04 – Importação da arquitetura.

Módulo 2 – Lançamento de Elementos Estruturais

  • Aula 05 – Lançamento dos pilares;
  • Aula 06 – Lançamento das vigas baldrame;
  • Aula 07 – Lançamento de vigas pavimento tipo;
  • Aula 08 – Lançamento de barras rígidas e comando espelhar;
  • Aula 09 – Lançamento das lajes;
  • Aula 10 – Copiar e ajustar os demais pavimentos;
  • Aula 11 – Lançamento do pavimento cobertura;
  • Aula 12 – Lançamento das escadas;
  • Aula 13 – Lançamento dos elementos de fundação.

Público-Alvo:
Recomendado para profissionais ou alunos em busca de conhecimentos em projetos estruturais.

Carga horária
8 horas / 2 dias (aos sábados, datas das aulas online 20/02/2021 e 27/02/2021)  – Horário das 09 às 13h.

5. NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO, com o Coordenador Pedagógico Prof. Leonides Justiniano.

Objetivos Gerais

  • Conhecer as Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e as possibilidades do uso delas no processo de ensino e aprendizagem e gestão de equipes;
  • Entender o que são e como se implementam as Metodologias Ativas;
  • Desenvolver uma didática inovadora como ferramenta no processo ensino-aprendizagem.

Objetivos Específicos

  • Estudar a origem, teorias e fundamentações didático-pedagógicas das tecnologias educacionais e das Metodologias Ativas;
  • Capacitar no uso das NTDICs e das Metodologias Ativas;
  • Desenvolver as competências necessárias para o uso das Metodologias Ativas em processos educacionais escolares ou não;
  • Proporcionar técnicas e ferramentas para o planejamento e implementação de projetos inovadores de educação tecnológica e ensino híbrido.

Conteúdo do Curso
Módulo 1 – Prática docente e aplicações didático-pedagógicas das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDICs).

  • A 4ª Revolução Industrial, as NTDICs e seus impactos.
  • Fundamentos da Educação Tecnológica.
  • As NTDICs e seus impactos educacionais.

Módulo 2 – Cultura digital, docência virtual e ambientes virtuais de aprendizagem;

  • Tecnologia na sala de aula;
  • EAD e MOOC – Ambientes Virtuais de Aprendizagem (com e sem tecnologias digitais);
  • Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Módulo 3 – Metodologias Ativas na Educação

  • Multi, Inter e Transdisciplinaridade;
  • O(s) ensino(s) híbrido(s) – Blended Learning;
  • Flipped Classroom;
  • Peer Instruction;
  • Team Based Learning;
  • Design Thinking & Visual thinking;
  • Games & Gamificação.

Público-Alvo
Docentes dos ensinos fundamental, médio, superior e pós-graduação;
Profissionais que trabalhem na área educacional e na gestão de equipes.
Pessoas com interesse na tecnologia educacional e metodologias ativas na educação.

Carga horária
8 horas / 2 dias (aos sábados, datas das aulas online 20/02/2021 e 27/02/2021)  – Horário das 9 às 18h.

Posso ajudar?