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Acessibilidade Digital é a eliminação de barreiras na Web. O conceito pressupõe que os sites e portais sejam projetados de modo que todas as pessoas possam perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas.

As diversas barreiras encontradas nos sítios eletrônicos atingem principalmente as pessoas com deficiência. Ao utilizarem a Web e seus recursos, as pessoas com deficiência ou outras limitações, deparam-se com obstáculos que dificultam e, muitas vezes, impossibilitam o acesso aos conteúdos e páginas. No Brasil, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2010, há aproximadamente 45 milhões de pessoas que apresentam pelo menos uma das deficiências investigadas. Esse número representa 23,9% da população brasileira. Um percentual a ser considerado quando discutimos a importância de implementar a acessibilidade nos sítios governamentais.

Acessibilidade no portal AVA para alunos do EAD da Unilins

Acessibilidade no portal AVA para alunos do EAD da Unilins

A metodologia utilizada pela Unilins nos cursos superiores na modalidade a distância prevê o estudo autônomo, através de livros didáticos e vídeos pré-gravados, disponibilizados tanto em meio digital, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Portal AVA), quanto em formato físico (DVDs e Livros).
O material didático utilizado, conforme dito anteriormente, é composto por livros e vídeos, ambos abordando todo o conteúdo da disciplina, permitindo que o aluno estude tanto somente através dos livros quanto apenas através dos vídeos. Desta forma, o material didático atende alunos com deficiência visual, que podem ouvir os vídeos e fazer a leitura do material em PDF utilizando software específico. Os alunos com deficiência auditiva têm os livros à sua disposição para os estudos e, devido a solicitação do NEaD, também as videoaulas legendadas.
A modalidade a distância já é um facilitador para alunos com mobilidade reduzida, pois não exige o deslocamento diário do aluno, ao contrário do que ocorre nos cursos presenciais. No processo de seleção dos Polos de Apoio Presencial, a Unilins verifica a adequação da infraestrutura de modo a atender as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, de acordo com as exigências
legais.

 

Legendas:

As vídeo aulas das disciplinas possuem o recurso de legenda chamada de closed caption, onde o aluno consegue habilitar esse recurso diretamente no player de vídeo, além disso, há a opção de ampliar a tela clicando no ícone de duas setas, dependendo do grau da deficiência visual.

Libras:

Em todas as telas do AVA o aluno encontra o ícone do VLibras, que permite a tradução automática de textos digitais em português para a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Por isso, o material didático da disciplina pode ser traduzido para Libras dentro da plataforma.

O VLibras também pode ser baixado no site https://www.gov.br/governodigital/pt-br/vlibras, para navegadores, computadores, smartphones e tablets. O VLibras é gratuito e permite traduzir textos em diversos formatos, incluindo PDFs, que podem ser os livros baixados do AVA.

Ao clicar no VLibras para ativar o recurso aparecerá uma janela sobreposta ao navegador. Para selecionar o texto que deverá ser traduzido, basta passar com o cursor por cima do texto desejado e clicar. O texto pré-selecionado ficará destacado e a tradução começará a ser feita pelo avatar automaticamente. Para traduzir outro texto, basta fazer uma nova seleção

Acessibilidade - UNILINS

O aluno pode ajustar algumas configurações do VLibras, tais como:

  • Controlar a velocidade da tradução;
  • Exibir legenda em português;
  • Trocar o avatar;
  • Definir percentual de transparência da janela (opacidade), dando maior ou menor visibilidade da tela de fundo;
  • Escolher a posição do VLibras na tela;
  • Ativar e desativar tela cheia.

Além de todos estes recursos, também é definir o dicionário de acordo com a região do Brasil e traduzir para Libras qualquer texto digitado em português.

Leitor de Tela:

NVDA é uma plataforma para a leitura de tela, um programa em código aberto que vai “ler” o Windows para facilitar a inclusão digital de deficientes visuais. NVDA é um acrônimo para “NonVisual Desktop Access”, traduzido para o português, significa desktop de acesso não visual.
Para mais informações e download do programa clique aqui.

NIAD (Núcleo de Inclusão e Apoio ao Discente):
Os alunos com necessidades educacionais especiais, ou aqueles que venham apresentar alguma dificuldade durante o processo de formação, podem requisitar ou receber atendimento e acompanhamento diferenciado de intervenção pedagógica com foco na aprendizagem e na sua inclusão – serviço que é prestado pelo Núcleo de Inclusão e Apoio ao Discente (NIAD) agende pelo whatsapp: (14) 3533-3298 ou acesse o link WhatsApp
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