O NIAD foi criado exclusivamente para minimizar as dificuldades que estão dificultando o aluno a prosseguir na sua formação acadêmica.
Se há um aluno com algum tipo de deficiência, seja física, auditiva ou intelectual, não deve ser impedimento para o acesso à educação. “Se o lugar não permitir o acesso a todas as pessoas, esse lugar é deficiente”.
Se a acessibilidade não é o motivo que dificulta o aluno a prosseguir na sua formação acadêmica, pode ser que seja a relação interpessoal.
Por isso, o objetivo do NIAD é proporcionar a todos os discentes um acolhimento personalizado e humanizado, dando-lhe liberdade para manifestar seus anseios, dificuldades, necessidades e expectativas.
O NIAD deve ser uma referência de suporte discente diante das dificuldades, despertando uma sensação de pertencimento à instituição. Por exemplo: Apesar de haver o problema, o aluno deve perceber que não está sozinho, pois, sentirá a UNILINS ao seu lado.
O principal instrumento de trabalho do NIAD é a ESCUTA. Em muitos casos, já existe a solução para uma determinada queixa, mas, para isso, são necessárias essas informações.
O NIAD terá acesso constante à Reitoria, coordenadores e demais setores da instituição para encontrar a solução adequada.
Somente por meio dos próprios alunos será possível identificar as deficiências da instituição e propor medidas corretivas, como melhoria de acessibilidade, monitoramento, participação em centros acadêmicos etc.
O NIAD tem o intuito de prevenir e fortalecer o vínculo com os alunos, visando aumentar o número de atendimentos, uma vez que, somente por meio deles será possível dimensionar os pontos que precisam de aprimoramento e tomar as medidas cabíveis.