Anterior
FPTE – 52 ANOS DE HISTÓRIA - UNILINS

FPTE – 52 ANOS DE HISTÓRIA

Em 16 de agosto de 1972, a Fundação Paulista de Tecnologia e Educação (FPTE), mantenedora da ETL de Lins, do Centro Universitário de Lins – Unilins e do Centro Tecnológico de Lins – Cetec, foi oficialmente constituída por escritura pública, lavrada no 2º Tabelionato de Notas de Lins.

Na década de 50, cidadãos linenses vinculados à Sociedade Amigos da Cidade, ao Rotary Club de Lins, vereadores e demais representantes políticos do município se mobilizavam para buscar a instalação de cursos de nível superior em Lins. Dentre as ações, destaca-se a iniciativa do arquiteto Adyr Moura Ferreira que, em março de 1954, dispôs-se a ir ao encontro do engenheiro geógrafo Prof. Antônio Eufrásio de Toledo, destacado empreendedor no segmento de ensino, fundador da Instituição Toledo de Ensino em Bauru, município a 100km de distância de Lins. A intenção era convidá-lo a conhecer a cidade de Lins, para que avaliasse a possibilidade de instalar em um imóvel, então disponível na cidade, uma Escola de Engenharia que declarara ter interesse em instalar no estado de São Paulo.

Em abril de 1954, em carta enviada ao Prefeito Municipal de Lins, a Instituição Toledo de Ensino formalizou o interesse em receber em escritura pública, com cláusulas expressas de obrigações, o imóvel construído para o Recinto de Animais e Posto de Monta, na área cedida de 110 mil metros quadrados.

Em maio de 1956, em Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Lins, por unanimidade dos senhores vereadores, autorizou o município a firmar Contrato de Uso, para a instalação de uma Escola Superior de Engenharia de Lins, com cláusulas condicionantes que assegurassem a permanência da instituição na cidade.

O Diário Oficial dos Estados Unidos do Brasil – Seção I – publicou, no dia 18 de abril de 1958, sexta-feira, o Decreto Federal n. º 43.414 que “Concede reconhecimento à Escola Técnica de Lins, com sede em Lins, Estado de São Paulo”, para oferecer o Curso Técnico de Pontes e Estradas. O Decreto Federal, datado de 25 de março de 1958, foi assinado pelo então Presidente da República, Sr. Juscelino Kubitschek de Oliveira e por Clóvis Salgado, seu ministro, no Rio de Janeiro, capital do país.

Assim nasceu a ETL de Lins, como Escola Técnica de Lins – ETL, primeira unidade de ensino instalada no campus da FPTE, com um projeto urbanístico e paisagístico cuidadosamente elaborados em um Plano Diretor de ocupação da área.

Após demorado processo no Conselho Federal de Educação, a Escola de Engenharia de Lins foi autorizada a funcionar no ano de 1964, com os cursos de Engenharia Civil e Elétrica (com ênfase em Eletrônica).

Em 1970, por questões de foro íntimo, o professor Antônio Eufrásio de Toledo decidiu encerrar suas atividades na Escola de Engenharia de Lins e comunicou sua decisão aos docentes em exercício. Trinta desses docentes se organizaram, mobilizaram-se para levantar o capital necessário para a pretendida aquisição, por meio de financiamentos. Cada professor, pessoa física, avalizou 1/30 do empréstimo obtido junto a uma agência bancária do antigo Banco Noroeste em Lins. Assim adquiriram, em igualdade de condições, a Escola de Engenharia de Lins do grupo Toledo de Ensino.

Em 4 de janeiro de 1970 os docentes realizaram uma Assembleia Geral Extraordinária e criaram a nova mantenedora, a Sociedade Civil Escola de Engenharia de Lins, como compromisso estabelecido, desde então, de que a escola não teria proprietários, e estabelecendo nos seus estatutos o prazo para a duração da Sociedade (…com seus bens livres e tão logo seja possível…), sua transformação em Fundação.

Em 21 de maio de 1972 a Sociedade Civil Escola de Engenharia de Lins realizou uma Assembleia Geral Extraordinária, para aprovar sua própria extinção e criação da instituição sucessora e, em 16 de agosto de 1972 houve o pertinente registro da matrícula, com a constituição definitiva da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação.

De 2009 a 2014, a FPTE manteve uma unidade de ensino superior em Tatuí, a Faculdade Paulo Setúbal, assim como ofertou educação básica – ensino fundamental, na vizinha cidade de Promissão, com a E.E.F. ETL de Promissão, de 1995 a 2001.

Então em 20/12/1996 foi promulgada a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB N.º 9.394, que estabeleceu as novas diretrizes e bases da educação nacional, e previa a criação de Centros Universitários.

Em 28/06/1999 protocolou-se um processo junto ao MEC que tramitou durante 23 meses e, em 18/05/2000 o campus recebeu a visita da Comissão da SEsu/MEC e o Centro Universitário de Lins – UNILINS – teve seu credenciamento aprovado por Decreto Presidencial, assinado pelo Sr. Fernando Henrique Cardoso, Presidente da República Federativa do Brasil, em 4 de maio de 2001, ato publicado no Diário Oficial da União em 07 de maio de 2001. A instalação oficial aconteceu em 13 de setembro de 2001 pela Fundação Paulista de Tecnologia e Educação.

Acreditado internacionalmente, o Centro Tecnológico de Lins – CETECLins se tornou reconhecido, com serviços prestados, principalmente, por seus laboratórios: LEM – Laboratório de Ensaios de Materiais, LACI – Laboratório de Análises Químicas, Microbiológicas e Controle Industrial e CTGEO – Centro de Tecnologia em Geoprocessamento

Não há limites para quem sonha, para quem tem garra, para quem acredita no que faz. Temor e prudência não se confundem com covardia ou mediocridade. Respeito às crenças, à diversidade, à multiplicidade de ideais e de ideias, e à própria história. Alicerce sólido que não desmorona com as turbulências. Andar como quem olha e sente as tendências além da brisa e dos sons que ecoam de longe. Atentos, recordando e honrando o passado, de prontidão para o futuro. Fazendo o caminho ao caminhar. Competindo com ética. Coragem necessária e um toque de ousadia.

Ética – respeito – história vivida – construída. Nada por acaso. Nada sem suor e muito empenho. Riscos calculados. Experimentação sem modismos. Ousadia de espíritos jovens, no físico de muitas idades. Buscando o ideal para fazer o possível e o melhor.

Autor(a): Profª Maria Emilce Ferreira Villela Pastorello.

Posso ajudar?