O NIAD foi criado exclusivamente para minimizar as dificuldades que estão se constituindo em obstáculos para o aluno/a aluna prosseguir sua formação acadêmica.
Se o aluno/a aluna é uma pessoa portadora de alguma deficiência (seja motora, visual, auditiva, intelectual…), tal característica não deve ser impedimento para o acesso à educação. “Se o lugar não permitir o acesso a todas as pessoas, esse lugar é deficiente”.
Contudo, se a acessibilidade aos ambientes não é o motivo que dificulta o aluno/a aluna a prosseguir na sua formação acadêmica, pode ser que exista algum problema em termos de relação interpessoal.
Por isso, o objetivo do NIAD é proporcionar aos/às discentes um acolhimento personalizado e humanizado, dando-lhe liberdade para manifestar seus anseios, dificuldades, necessidades e expectativas.
O NIAD deve ser uma referência de suporte à/ao discente diante das dificuldades, despertando uma sensação de pertencimento à instituição. Por exemplo: apesar de haver o problema, o aluno ou a aluna deve perceber que não está sozinho(a), pois a UNILINS está ao seu lado.
O principal instrumento de trabalho do NIAD é a ESCUTA. Em muitos casos, já existe a solução para uma determinada queixa; todavia, para isso, são necessárias essas informações.
O NIAD tem acesso constante à Reitoria, coordenadores e demais setores da instituição de forma que pode encontrar a solução mais adequada a cada situação.
Somente por meio dos próprios alunos e alunas será possível identificar as limitações da instituição e serem propostas medidas corretivas, como melhoria de acessibilidade, monitoramento das relações e demandas, participação em centros acadêmicos etc.
O NIAD tem o intuito de prevenir e fortalecer o vínculo com cada pessoa estudante visando aumentar o número de atendimentos, uma vez que é somente por meio deles que se torna possível dimensionar os pontos que precisam de aprimoramento e tomar as medidas cabíveis.