Da Graduação à Docência: A Jornada de Matheus Viana e as oportunidades da Unilins - UNILINS

Às vezes, a vida não se resume ao nosso protagonismo, mas sim ao que estamos dispostos a fazer pelos outros…

Não é fácil falar sobre conquistas enquanto ainda estamos lutando por elas, mas quando olhamos para o passado e vemos nossa trajetória, esse se torna um momento bom para lembrarmos até onde chegamos e, talvez, onde ainda chegaremos.

Essa realidade reflete um pouco sobre a vida de Matheus Viana de Souza, um ex-aluno bolsista formado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Lins – UNILINS, e que hoje está realizando seu doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quando falamos de oportunidades, não podemos deixar de mencionar quantas o Centro Universitário proporcionou ao aluno. Foram horas de monitoria prestada, duas iniciações científicas, apresentação no simpósio internacional da USP, projeto de cinema… Oportunidades que a UNILINS possui devido à sua filantropia e filosofia em proporcionar qualidade e ensino de forma simultânea.

Desde o final do curso de graduação, Matheus já sabia que seu caminho seria à docência, mas para isso precisaria ingressar em uma universidade que o capacitasse a este feito. Foram três tentativas para cursar o Mestrado em 2018, e nenhuma delas lhe abriu portas. No entanto, como última tentativa e incentivo familiar, na metade de 2019, ele entrou como aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, onde conheceu seu orientador, que mais tarde se tornou um grande amigo, o Professor Dr. Sérgio Augusto Mello da Silva.

Não é muito comum a pesquisa sobre madeira e produtos derivados de madeira na área da Engenharia Civil, mas para Matheus, essa era uma oportunidade que ele não poderia perder, principalmente porque o Mestrado fazia parte de seu sonho como futuro docente. Existe um ditado entre os pesquisadores da área de madeira que diz: “quando você trabalha com pesquisa em madeira, ou você se apaixona ou você odeia.” Para Matheus, foi um estudo apaixonante.

Matheus foi bolsista CAPES durante seu mestrado e representante discente dos alunos durante o triênio de 2020-2022, seu trabalho de pesquisa rendeu dois artigos internacionais e um nacional. Contudo, como parte de sua filosofia de vida, ele não se contentou em viver essa realidade apenas para si e começou a convidar seus colegas para cursar disciplinas na pós-graduação.

Entre seus colegas de curso, podemos destacar Mestres que tiveram orientação com o mesmo professor: Marjorie Perosso Herradon e Antônio José Santos, ambos hoje doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e ex-alunos da UNILINS. Outros colegas do Centro Universitário de Lins que estão seguindo sua trajetória como mestrandos são: Vitória Bortolotti, Pedro Neto, Rômulo Herradon e agora os novos alunos que entrarão neste semestre 2024.2: Élen Vanessa, Fernanda Viviani, Mariela Auxiliadora e Lucas Zacharias Tavares.

O que todos possuem em comum? O mesmo orientador, uma porta aberta por Matheus, que reflete em seus colegas a ideia de que a oportunidade que se abre para nós não deve ficar apenas presa a nós como um desejo egoísta, mas sim disponível a todos que buscam conhecimento e oportunidades na vida. Muitas portas se abriram para ele também, desde aprender a surfar no litoral potiguar até a oportunidade que teve de viver um sonho em ser professor substituto no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante um ano e de agora estar na metade sua trajetória acadêmica para se tornar doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade. Talvez a vida não seja apenas sobre o que queremos ou sobre nossos desejos, mas sim sobre o que estamos dispostos a fazer pelo próximo.