Julho das Pretas Linenses – 2024 - UNILINS

Julho das Pretas Linenses – 2024

No dia 25 de julho de 2024, a partir das 19h30, no auditório do Centro Universitário de Lins (Unilins), foi realizado o evento Julho das Pretas, edição 2024. Neste evento, mulheres pretas linenses foram homenageadas, com destaque para mulheres indicadas a partir de consulta pública representando diversas condições e vivências, tais como mulher negra idosa; mulher negra líder comunitária; mulher negra do lar; mulher negra da Educação; mulher negra da Saúde; mulher negra coletora de material reciclável, servente ou auxiliar de serviços gerais, gari; mulher negra empreendedora; mulher negra da arte e cultura; mulher negra do comércio;  mulher negra advogada; mulher negra trancista; mulher negra Trans; mulher negra de religião afro-brasileira ou matriz africana.

O evento foi realizado em comemoração ao Dia da Mulher Negra, definido como sendo o 25 de julho, a partir de sua instituição pela Lei nº 12.987 de 2014, data em que se comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu no Estado de Mato Grosso durante o século XVIII. Em Lins, a comemoração oficial foi organizada pela Comissão de Mulheres do Julho das Pretas Linenses e Centro Universitário de Lins – Unilins, contando com o apoio do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, Movimento Negro Unificado.

Durante o evento, ocorreu a exposição da artista plástica de Sara Moreira, da Companhia de Dança da Bia Marçal, da escritora linense Cristina Bispo, apresentação musical de Ana Laura Bueno Queiroz e Paula Campiotto, encerrando a noite, a apresentação da Escola de Samba da Mocidade do Ribeiro.

Idealizado pelo artista Deraldo Ferreira Neto, as muitas pessoas participantes contaram com um espaço decorado onde podiam tirar fotos e, ao término das apresentações, foram brindadas com um Coffee Break.

Foi um momento rico em emoções, beleza e sororidade, durante o qual as mulheres negras puderam celebrar a alegria e a força da resiliência, tanto das pessoas quanto da cultura negra, singulares alicerces da construção de um povo e de uma nação.

Abaixo, lista das mulheres homenageadas do ano:

• Odete Osório – mulher negra idosa;
  • Vera Lúcia Ribeiro da Silva – mulher negra líder comunitária;
  • Elaine Simão da Silva – mulher negra do lar;
  • Judite Cristiane Santana – mulher negra da Educação;
  • Maria Regina dos Reis Cananosque – mulher negra da Saúde;
  • Josy Costa – mulher negra coletora de material reciclável, servente ou auxiliar de serviços gerais, gari;
  • Elida Fernanda da Rocha Brito – mulher negra empreendedora;
  • Cristina Bispo da Silva – mulher negra da Arte e Cultura;
  • Hellen Almeida Barbosa – mulher negra do Comércio;
  • Nayara Barbosa dos Santos Silva – mulher negra Advogada;
  • Márcia Karla da Silva – mulher negra Trancista;
  • Valentina Estefânia Butiglieri de Souza – mulher negra Trans.

Galeria completa: julho das pretas 2024