Engenharia de
Segurança do Trabalho
Sobre o curso
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho habilita profissionais e amplia suas atribuições e responsabilidades, para que possam desenvolver e implantar sistemas de gestão relativos às condições e meio ambiente de trabalho nas empresas, com o foco a redução e/ou eliminação dos acidentes de trabalho, nos diversos segmentos das atividades econômicas.
Você desenvolverá competências, como:
- Planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos;
- Inspecionar locais de trabalho no que se relaciona com a segurança do Trabalho, delimitando áreas de periculosidade;
- planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos;
- Colaborar na fixação de requisitos de aptidão para o exercício de funções, apontando os riscos decorrentes desses exercícios;
- Elaborar programa de conservação auditiva;
- Elaborar laudo de avaliação ergonômica, previsto na NR-17;
Entre em contato e entenda muito mais habilidades e competências que o curso poderá lhe proporcionar.
Programa
O aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho desenvolve conhecimentos fundamentais sobre: História e evolução da área, Conceitos básicos de acidentes de trabalho, Riscos ocupacionais, Princípios de gestão de segurança, Responsabilidades e ética profissional e Aspectos multidisciplinares.
O aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho desenvolve habilidades para planejar, organizar, dirigir e controlar ações voltadas à gestão de segurança e saúde ocupacional nas organizações. A formação capacita o profissional a estabelecer diretrizes que possibilitem a implementação de sistemas de gestão voltados às condições de trabalho e ao meio ambiente nas empresas.
O aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho desenvolve competências essenciais relacionadas à compreensão e aplicação da legislação pertinente à área de segurança e saúde ocupacional. O conteúdo aborda: Legislação Nacional, Legislação Específica, Atribuições e Responsabilidades Profissionais, Normas e Dispositivos Legais: Normas Técnicas e a Importância das Normas Internas.
O aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho adquire conhecimentos essenciais sobre a segurança elétrica no ambiente de trabalho, abordando temas como: Cabines de Transformação e Aterramento Elétrico, Para-raios e Eletricidade Estática, Ambientes Especiais e Instalações Elétricas Provisórias, Legislação e Normas de Proteção contra Choques Elétricos, Equipamentos e Dispositivos Elétricos, Área de Utilidades e Manutenção Preventiva, Riscos na Eletrificação Rural e Acidentes com Cercas Energizadas.
O aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho adquire conhecimentos aprofundados sobre segurança em diferentes áreas industriais, incluindo: Veículos industriais, Vasos sob pressão e caldeiras (NR 13), Soldagem e corte. Cor, sinalização e rotulagem, Equipamentos de proteção individual (EPI), Medidas de proteção coletiva, Estruturas e superfícies de trabalho, Manutenção: preventiva, corretiva, Segurança do Trabalho na Indústria do Petróleo e Gás Segurança do Trabalho em Sistemas Offshore.
O aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho adquire conhecimentos essenciais para garantir a segurança no ambiente industrial, abordando aspectos como: NR 12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, Localização industrial, Arranjo físico, Edificações: fases construtiva e operacional, Estruturas e superfícies de trabalho, Transporte, armazenagem e manuseio de materiais, Tanques, silos e tubulações, Cor, sinalização e rotulagem.
O aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho adquire conhecimentos sobre a gestão de riscos no contexto da construção civil e da operação de máquinas e equipamentos, abordando os seguintes tópicos: Gerenciamento dos riscos com máquinas e equipamentos, layout aplicado na construção civil, obras de construção, demolição e reformas, Análise dos subsistemas: pessoal, equipamento, material e ambiente, Prazo, custo, segurança e qualidade, Análise de programas convencionais. Definição preventiva e engenharia de segurança, PGR na Indústria da Construção Civil.
O aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, na disciplina Higiene do Trabalho I, desenvolve competências para identificar e analisar riscos ergonômicos no ambiente de trabalho. Os principais tópicos abordados incluem: Riscos Ergonômicos, Análise Ergonômica do Trabalho, Qualificação e Quantificação de Risco Ergonômico e Ferramentas de Análise Ergonômica. Essa formação prepara o aluno para aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho, visando a melhoria das condições de trabalho, a redução de lesões e o aumento da produtividade e do conforto para os trabalhadores.
O aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho aprende a identificar, avaliar e controlar os riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Os principais tópicos abordados incluem: Riscos de Acidentes, Processo de Reconhecimento dos Riscos, Avaliação Riscos Profissionais e Controle dos Riscos de Acidentes. Essa formação capacita o aluno a gerenciar eficazmente os riscos de acidentes nas empresas, promovendo a segurança no ambiente de trabalho e minimizando o impacto de possíveis acidentes.
Na disciplina Higiene do Trabalho III, o aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho adquire conhecimentos específicos sobre os riscos biológicos no ambiente de trabalho. Os principais tópicos abordados incluem: Riscos Biológicos, Processo de Reconhecimento dos Riscos Biológicos, Avaliação dos Riscos Profissionais Biológicos: e Controle dos Riscos Biológicos. Essa formação capacita o aluno a gerenciar riscos biológicos de forma eficaz, aplicando medidas preventivas e corretivas para proteger a saúde dos trabalhadores e garantir ambientes de trabalho seguros.
Na disciplina Higiene do Trabalho IV, o aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho adquire conhecimentos detalhados sobre riscos físicos no ambiente de trabalho. Os principais tópicos abordados incluem: Riscos Físicos, Processo de Reconhecimento dos Riscos Físicos, Avaliação dos Riscos Profissionais Físicos e Controle dos Riscos Físicos. Essa formação capacita o aluno a aplicar os conhecimentos adquiridos para gerenciar eficazmente os riscos físicos no ambiente de trabalho, garantindo a proteção da saúde dos trabalhadores e o cumprimento das normas de segurança.
Na disciplina Higiene do Trabalho V, o aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho aprofunda seus conhecimentos sobre riscos químicos no ambiente de trabalho. Os principais tópicos abordados incluem: Riscos Químicos, Processo de Reconhecimento dos Riscos Químicos, Avaliação dos Riscos Profissionais Químicos e Controle dos Riscos Químicos. Essa formação capacita o aluno a aplicar os princípios da higiene do trabalho para identificar, avaliar e controlar os riscos químicos no ambiente de trabalho, promovendo um ambiente seguro e protegendo a saúde dos trabalhadores de possíveis contaminações e intoxicações.
Na disciplina de Ergonomia, o aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho adquire conhecimentos profundos sobre a aplicação dos princípios ergonômicos no ambiente de trabalho. Os principais tópicos abordados incluem: Análise ergonômica do trabalho, Qualificação e quantificação de risco ergonômico, Ferramentas de análise ergonômica. Essa formação capacita o aluno a aplicar técnicas ergonômicas para identificar, avaliar e propor soluções para melhorar as condições de trabalho, visando à saúde, ao conforto e à produtividade dos trabalhadores, além de prevenir lesões e doenças ocupacionais.
Na disciplina Sistemas de Proteção contra Incêndios e Explosões I, o aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho adquire uma sólida formação em conceitos essenciais para a proteção contra incêndios e explosões no ambiente de trabalho. Os principais tópicos abordados incluem: Conceitos básicos. Importância da engenharia de segurança do trabalho na proteção contra incêndios, Físico-química do fogo, Técnicas de inspeção. Análise de causas de incêndios e explosões, Inspeções oficiais: órgãos públicos e seguradora, Incêndios e explosões na área de transporte, Incêndios e explosões na área de processos, Planos de evacuação; planos de ação mútua e comunitária, Legislação e normas técnicas relativas à proteção contra incêndios e explosões, Laboratórios de ensaios no Brasil, Proteções especiais contra incêndio, Agentes extintores, Sistemas fixos e móveis de combate a incêndio, Rede de hidrantes, Explosivos: conceituação e tipos, Caracterização e identificação, Estocagem e transporte de explosivos, Usos e disposição final. Misturas explosivas: gases, poeiras, Triângulo de explosividade e Técnicas de controle de explosões.
Na disciplina Sistemas de Proteção contra Incêndios e Explosões II, o aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho aprofunda-se em conceitos e práticas avançadas para a prevenção e controle de incêndios e explosões. Os principais tópicos abordados incluem: Produtos de combustão e seus efeitos, Programas de proteção contra incêndio, Análise de processos industriais no contexto de incêndio, Proteção estrutura, Identificação, seleção e análise de materiais, Avaliação carga incêndio, Proteções especiais contra incêndio, Sistemas de alarme e detecção, Equipes de combate à incêndios, Técnicas de salvamento e noções de salvatagem. Técnicas de controle de explosões. Brigada de incêndio. Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI). Essa formação capacita o aluno a atuar de forma avançada na proteção contra incêndios e explosões, planejando e implementando sistemas eficazes de segurança, treinando equipes especializadas e garantindo a integridade das pessoas e das instalações em casos de emergência.
Na disciplina Gerência de Riscos I, o aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho aprende conceitos essenciais para a identificação, análise e gestão de riscos dentro de uma organização. Os principais tópicos abordados incluem: Segurança de Sistemas, A Empresa como Sistema, Responsabilidade pelo Produto, Identificação de Riscos, Inspeção de Segurança, Investigação e Análise de Acidentes, Avaliação das Perdas de um Sistema, Custo de Acidentes, Prevenção e Controle de Perdas, Planos de Emergência, Retenção de Riscos, Transferência de Riscos, Modelo de um Programa de Gerenciamento de Riscos. Essa formação capacita o aluno a implementar práticas eficazes de gerenciamento de riscos dentro das organizações, utilizando ferramentas e estratégias para garantir a segurança no ambiente de trabalho e a continuidade das operações.
Na disciplina Gerência de Riscos II, o aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho aprofunda-se em ferramentas matemáticas e técnicas avançadas para a análise e gestão de riscos dentro de uma organização. Os principais tópicos abordados incluem: Fundamentos Matemáticos: Confiabilidade e Álgebra Booleana, Análise de Riscos. Análise Preliminar de Riscos (APR), Análise de Modos de Falha e Efeito (AMFE), Série de Riscos, Análise de Árvores de Falhas (AAF), Técnicas de Incidentes Críticos. Avaliação de Riscos: Riscos e Probabilidades, Distribuição de Probabilidade, Previsão de Perdas por Estatística. HAZOP. Natureza dos Riscos Empresariais, Riscos Puros Especulativos. Conceituação e Evolução Histórica. Essa formação capacita o aluno a aplicar técnicas avançadas de análise de riscos, utilizando ferramentas matemáticas e estatísticas para prever, identificar e mitigar riscos de forma eficaz, contribuindo para a criação de sistemas mais seguros e resilientes dentro das empresas.
Noções de fisiologias aplicáveis e primeiros socorros. Primeiros Socorros (leigo) e Socorro de urgência (profissional). Material de primeiros socorros. Feridas, queimaduras e hemorragias. Fraturas, torções e luxações. Corpos estranhos nos olhos, nariz e garganta. Intoxicação e envenenamento. Parada respiratória e cardíaca. Respiração artificial e massagem cardíaca. Estado de inconsciência. Transporte de acidentados. Equipes de primeiros socorros.
Estudo aprofundado das doenças ocupacionais relacionadas aos diversos ambientes de trabalho, com foco nos aspectos clínicos, diagnósticos, preventivos e legais. Ênfase na promoção da saúde, vigilância epidemiológica e legislação aplicada à Medicina do Trabalho, considerando os impactos das doenças ocupacionais na produtividade, na saúde pública e nos custos organizacionais.
Na disciplina de Psicologia, o aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho adquire uma compreensão dos aspectos psicológicos que influenciam a segurança no ambiente de trabalho e o comportamento dos trabalhadores. Os principais tópicos abordados incluem: Noções de Psicologia, Características da Personalidade, Aspectos Psicológicos do Trabalho e do Acidente, Aspectos Psicológicos da Seleção de Pessoal (Perfil Profissiográfico), O Treinamento, sua importância na Engenharia de Segurança do Trabalho, Requisitos de Aptidão, Aspectos Comportamentais na utilização do Equipamento de Proteção Individual, A Ação Sindical: A Atuação do Engenheiro de Segurança do Trabalho na Relação Capital-Trabalho, Técnicas de Comunicação, Desenvolvimento Organizacional, Relações Humanas, Comissões de segurança do Trabalho, Segurança Integrada.
Na disciplina de Proteção do Meio Ambiente do Trabalho, o aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho é capacitado a compreender a interação entre as atividades humanas, especialmente no setor industrial, e os impactos gerados no meio ambiente, com ênfase em práticas sustentáveis e conformidade legal. Os principais objetivos e conteúdos incluem: Compreensão da Relação entre Atividades Humanas e Meio Ambiente, Promoção de Atuação Ética e Sustentável, Legislações Ambientais Aplicáveis e Gestão Ambiental no Ambiente de Trabalho
Na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa, o aluno de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho adquire conhecimentos técnico-científicos essenciais para desenvolver e conduzir pesquisas de forma estruturada e eficaz. Os principais objetivos e conteúdos incluem: Fundamentos da Pesquisa Científica, Metodologias de Pesquisa, Definição de Temas de Pesquisa, Planejamento do Processo de Pesquisa, Técnicas de Coleta de Dados, Redação Científica, Análise e Interpretação de Dados e Ética na Pesquisa. Essa disciplina prepara o aluno para realizar pesquisas científicas que contribuam para o avanço do conhecimento e a solução de problemas no campo da Engenharia de Segurança do Trabalho, utilizando métodos rigorosos e alinhados às melhores práticas acadêmicas.
As visitas técnicas em empresas e/ou indústrias na área de Engenharia de Segurança do Trabalho representam uma oportunidade essencial para os alunos de pós-graduação colocarem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Os objetivos principais dessas visitas incluem: Aplicação Prática do Conhecimento Teórico, Reconhecimento e Avaliação de Riscos, Entendimento de Sistemas de Gestão de Segurança, Análise de Medidas de Controle, Conhecimento das Rotinas do SESMT, Desenvolvimento de Habilidades Profissionais, Vivência em Diversos Ambientes de Trabalho, Conscientização sobre a Sustentabilidade e Incentivo à Inovação.
Público Alvo
Engenheiro de qualquer especialidade, com o respectivo registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) do seu Estado. Arquiteto e urbanista, com o respectivo registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do seu Estado.
Investimento
AO VIVO Online
Matrícula + 24 parcelas de R$ 512,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula + 24 parcelas de R$ 640,00 – Valor Integral
Matrícula + 30 parcelas de R$ 409,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula + 30 parcelas de R$ 512,00 – Valor Integral
Presencial (campus da Unilins)
Matrícula + 30 parcelas de R$ 805,81 Valor Integral.
Matrícula + 30 parcelas de R$644,65 – 20% de desconto de pontualidade
Certificados
Ao ser aprovado no curso, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido pela UNILINS.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.
Laboratório e Equipamentos
O curso será composto de aulas síncronas (ao vivo) e 10 encontros presenciais com apresentação de projetos e realização de trabalhos e provas.
As aulas síncronas e as mentorias (ao vivo) serão aos sábados, das 8h às 14h e até duas noites durante a semana, das 19h às 23h, na plataforma meet ou similar
Aulas presenciais, expositivas e práticas. Com apresentação de projetos e realização de trabalhos e provas. As aulas serão aos sábados, das 8h às 14h e até duas noites durante a semana, das 19h às 23h.
645 horas
18 a 24 meses
Simone C. Caldato da Silva (Mestre)
Graduada em Engenharia Civil, Especialista em Geoprocessamento; Especialista em Gestão Empresarial; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestre em Ciência e Tecnologia de Materiais.
Acesse o LATTES
Pós-Graduação Unilins
1 + 18 parcelas de R$ 432,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês
Conheça a
Jéssica Saraiva
Professor(a)
Engenharia de Segurança do Trabalho
Titulação: Especialista
Ao vivo-Online ou Presencial - Lins
Escolha sua Metodologia e Investimento
- AO VIVO-Online
- Presencial (Campus da Unilins)
Matrícula + 24 parcelas de R$ 512,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula + 24 parcelas de R$ 640,00 – Valor Integral
ou
Matrícula + 30 parcelas de R$ 409,60 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula + 30 parcelas de R$ 512,00 – Valor Integral
Ex-alunos e colaboradores de empresas conveniadas, entrem em contato!
- Matrícula + 30 parcelas de R$ 805,81 (valor integral).
- Matrícula + 30 parcelas de R$ 644,65 (com desconto de 20% de desconto de pontualidade).
Ex-alunos e colaboradores de empresas conveniadas, entrem em contato!
Sobre o curso:
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho habilita profissionais e amplia suas atribuições e responsabilidades, para que possam desenvolver e implantar sistemas de gestão relativos às condições e meio ambiente de trabalho nas empresas, com o foco a redução e/ou eliminação dos acidentes de trabalho, nos diversos segmentos das atividades econômicas.
Diferenciais sobre o curso:
- Planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos;
- Inspecionar locais de trabalho no que se relaciona com a segurança do Trabalho, delimitando áreas de periculosidade;
- planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos;
- Colaborar na fixação de requisitos de aptidão para o exercício de funções, apontando os riscos decorrentes desses exercícios;
- Elaborar programa de conservação auditiva;
- Elaborar laudo de avaliação ergonômica, previsto na NR-17;
Público Alvo
Fundamentação Legal / Atribuições:
Os profissionais, engenheiros, ao terminarem essa especialização, terão, acrescidos as atribuições da Resolução no 218 do CONFEA no âmbito de suas especialidades iniciais, e receberão o título de Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Os profissionais, arquitetos e urbanistas, ao terminarem essa especialização, terão acrescidos as atribuições da Resolução no 162 de 24 de maio de 2018 do CAU/BR receberão o título de Arquiteto e Urbanista com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.
MEC: Curso regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato-Sensu, em nível de especialização.
Coordenação
Simone Cristina Caldato da Silva (Mestre)
Graduada em Engenharia Civil, Especialista em Geoprocessamento; Especialista em Gestão Empresarial; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestre em Ciência e Tecnologia de Materiais. Docente em vários cursos de Graduação e Pós-Graduação. Coordenadora dos cursos de Graduação de Engenharia Civil e Ambiental e Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Membro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do estado de São Paulo – CREA-SP. Membro da CEEC – Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-SP (2020-2022). Experiência na área de Engenharia Civil, Engenharia de Segurança do Trabalho e na Engenharia de Materiais com ênfase nas áreas de planejamento/controle de obras, laudos técnicos, gestão, gerenciamento, ensaios de materiais e gestão da qualidade.
Ao vivo-Online - São Paulo
Escolha sua Metodologia e Investimento
- AO VIVO-Online
Matrícula + 24 parcelas de R$ 512,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula + 24 parcelas de R$ 640,00 – Valor Integral
ou
Matrícula + 30 parcelas de R$ 409,60 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula + 30 parcelas de R$ 512,00 – Valor Integral
Ex-alunos e colaboradores de empresas conveniadas, entrem em contato!
► Local de realização / Dias e horários:
São Paulo-SP: Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP)
Rua Genebra, 25 – Bairro Bela Vista.
Sobre o curso:
Engenheiro de qualquer especialidade, com o respectivo registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) do seu Estado. Arquiteto e urbanista, com o respectivo registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do seu Estado.
Diferenciais sobre o curso:
- Planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos;
- Inspecionar locais de trabalho no que se relaciona com a segurança do Trabalho, delimitando áreas de periculosidade;
- planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos;
- Colaborar na fixação de requisitos de aptidão para o exercício de funções, apontando os riscos decorrentes desses exercícios;
- Elaborar programa de conservação auditiva;
- Elaborar laudo de avaliação ergonômica, previsto na NR-17;
Público Alvo
Engenheiro de qualquer especialidade, com o respectivo registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) do seu Estado. Arquiteto e urbanista, com o respectivo registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do seu Estado.
Fundamentação Legal / Atribuições:
Os profissionais, engenheiros, ao terminarem essa especialização, terão, acrescidos as atribuições da Resolução no 218 do CONFEA no âmbito de suas especialidades iniciais, e receberão o título de Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Os profissionais, arquitetos e urbanistas, ao terminarem essa especialização, terão acrescidos as atribuições da Resolução no 162 de 24 de maio de 2018 do CAU/BR receberão o título de Arquiteto e Urbanista com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.
MEC: Curso regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato-Sensu, em nível de especialização.
Coordenação
Celso Atienza (Mestre)
Engenharia Civil, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestre em Ciências Ambientais. Professor e Coordenador do curso de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho em diversas Universidades. Experiência como Consultor e Perito na área. Exerceu cargos de Presidência e diretoria em órgãos da área como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA; Associação Nacional dos Docentes do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho – ANDEST; Federação Nacional de Engenheiros (FNE); Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP); entre outros.