Mercado e Comercialização
de Energia Elétrica
Sobre o curso
Fornecer o complemento da formação de Engenheiros com caráter generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitando-os a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas; Qualificação e adequação dos recursos humanos; Realização de atividades relacionadas com pesquisa e extensão em Engenharia; Desenvolvimento de ambiente educacional que privilegie a discussão das questões técnicas em consonância com os aspectos sociais relacionados; Busca da excelência no ensino de especialização lato sensu.
Você desenvolverá competências, como:
- Agregar, em uma única especialização, todos os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros tão particulares ao Setor Elétrico buscando repassar aos profissionais uma visão geral de como os diferentes agentes se conectam, e como as decisões da EPE, do ONS, da CCEE e da ANEEL influenciam seus negócios;
- Aprofundar o conhecimento do processo de gestão na área de energia como caminho para otimização dos lucros de qualquer empresa;
- Capacitar o egresso para atuar como agente no mercado de energia elétrica.
Entre em contato e entenda muito mais habilidades e competências que o curso poderá lhe proporcionar.
Programa
Fundamentos Econômicos da Regulação, Formas de Regulação no Ambiente do Serviço de Energia. Interfaces Regulatórias e o Papel das Agências de Regulação na Economia Brasileira. Agentes Institucionais. Atribuições e Competências. CCEE. ONS. ANEEL. CMSE. CNPE. MME. EPE. Desregulamentação. Monopólio Verticalizado. Ambientes de Contratação. Ambiente Regulado. Ambiente Livre. Consumidores Livres. Consumidores Especiais. Fontes Incentivadas. Regulação por Incentivos. Agentes Econômicos. Negócio de Cada Agente. Características estruturais e operacionais do sistema elétrico brasileiro. Distribuição. Geração. Transmissão. Comercialização. Racionamento. Operações Comerciais. Regulação técnica e econômica, proteção à concorrência. Livre Acesso. Acesso Direto à Rede Básica. Universalização e Luz para Todos. Programa de Eficiência Energética. Programa de Pesquisa e Desenvolvimento. Otimização do despacho em um sistema hidrotérmico. Formação de preços. O Preço de Liquidação de Diferenças. Tendências para o setor.
Marcos históricos do setor de energia elétrica no Brasil. Regulação de Energia Elétrica e a Constituição Federal de 1988. Principais aspectos das Leis nº 8.987 e Lei nº 9.074. O modelo regulatório brasileiro. Estrutura do setor elétrico. Segmentação da Indústria de Energia: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Modalidades de delegação e seus regimes: concessões, permissões e autorizações de serviços e instalações. O uso do bem público e do recurso hídrico. Bens Vinculados e Reversibilidade. Licitações de concessão e de compra e venda de energia elétrica. Operações de transferência de controle societário e de outorgas; operações intrasetorial entre partes relacionadas. ANEEL: poder normativo (RES, REN e REH), fiscalizatório (SFE, SFF e SFG) e sancionador (REN nº 63/2004); controle externo dos atos regulatórios. Tributos e encargos no setor de energia elétrica brasileiro. Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH). P&D e Eficiência Energética. Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica (TFSEE). Encargos Serviços do Sistema (ESS). ONS. PROINFA. Pagamento pelo UBP (Uso do Bem Público). Compensação Ambiental. ICMS. PIS/COFINS.
Fundamentos de gerenciamento de projetos. Evolução dos Conceitos. PMI – PMBOK. As certificações em gerenciamento de projetos. Técnicas e ferramentas para gerenciamento. Elaboração de project charter; Criação de EAP – WBS (workbreakdownstructure). Projeto, Programa e Portfólio. Ciclo de vida do Projeto e do Produto. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Análise, interpretação e resposta aos riscos do projeto; Cronogramas físico-financeiro e o controle do projeto. Plano de Ação. Indicadores de desempenho e o EarnedValue (valor agregado).
Juros básicos e compostos, projeção de valores, amortização, viabilidade de financiamento, capitação de parcerias com empresas, contratos e busca de subsídios, pesquisa de assessoria, consultorias de locações, análise do investimento e do retorno financeiro, macroeconomia, microeconomia, análise de custo e benefício do projeto.
Planejamento de curto, médio e longo-prazo. Matriz Energética Brasileira x Matriz Energética Mundial. Planejamento integrado para os setores elétrico e de gás natural. Planejamento da expansão de oferta de energia, Fontes Renováveis de Energia, Cogeração e Geração Distribuída, Programas de Eficiência Energética. O Balanço Energético Nacional e o Plano Decenal de Energia Elétrica.
Critérios técnicos e regulatórios de construção de grandes usinas. Análise de viabilidade técnica e econômica. Operação e manutenção. Automação. Fontes de financiamento. Fontes alternativas versus fontes convencionais. A interpretação do Planejamento Energético pelos grandes grupos privados. Problemas de licenciamento ambiental. Estudo de casos.
Perspectivas para expansão da rede de transmissão no Brasil. Projetos de transmissão de energia elétrica: Análise de viabilidade técnica e econômica. Leilões de expansão. Tarifas de transmissão: conceitos e evolução recente. Processos de revisão tarifária: Concessões existentes e licitadas. Leilões de concessão, a definição da Receita Anual Permitida, outras Tarifas (RBNI, RCDM, RBSE, TUST, RPC, etc), os Sistemas Isolados, o Sistema Interligado Nacional, metodologia das novas revisões tarifárias, os contratos CCT e CCI, o banco de preços regulatório. Estudo de casos.
Aspectos técnico-econômicos da distribuição de energia elétrica. Tarifas de distribuição de energia elétrica. Compra de energia pelas distribuidoras. Fatores que influenciam o comportamento da carga. O serviço público de distribuição. Leis 8.078/90 e 8.987/95. Usuário e consumidor. Contrato de Concessão. A regulação da prestação do serviço. PRODIST – Procedimentos de Distribuição – Qualidade do Serviço e do Produto: indicadores de qualidade DEC/FEC, DIC/FIC e DMIC. Conformidade dos níveis de tensão de fornecimento DRP e DRC. Resolução ANEEL 414/2010. Responsabilidade objetiva da distribuidora. Universalização dos serviços. O acesso e o uso dos sistemas de distribuição. Lei 9.074/95. Os contratos da distribuidora com consumidores e usuários. Os Conselhos de Consumidores. Concessionárias, Permissionárias e Cooperativas. Contratos de concessão soberanos. O estímulo ao investimento em Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética. Perda do monopólio na comercialização a consumidores residenciais, comerciais e industriais cativos com o Smart Grid. Medição Eletrônica. Internet por cabos de alta tensão (PLC).Perdas: a Resolução ANEEL n°166, de 10 de outubro de 2005. Tipos de perdas técnicas e comerciais. Aferição de medidores. Sistemas para verificação de fraudes e desvios.
Gestão de contratos . Regras de comercialização . Processos de Compra e Leilão de Energia. Caracterização da oferta de energia elétrica no Brasil e no Mundo. Caracterização dos diversos agentes que atuam no mesmo e seus inter-relacionamentos, seus conflitos potenciais e meios de superação. Visão e desafios para as Distribuidoras de Energia Elétrica. Impacto da comercialização nos agentes do Setor, devido as variáveis do cenário. Conceito sobre o funcionamento do mercado livre. Importância de regras claras e segurança dos contratos. Mecanismo de segurança dos contratos de parceria. Plano de comercialização. Formação de preços e estratégias de contratação. Certificados de Energia Elétrica (que venderá energia no mercado Futuro), o papel da Câmara Comercializadora de Energia Elétrica, o Mercado Regulado e o Livre, a venda de excedentes, importação e exportação de Energia, auto-geração, o carro elétrico como grande desenvolvedor do mercado futuro. BRIX. Leilões A-5, A-3 e A-1. Leilões de Ajuste. Troca de contratos. Leilões específicos (Proinfa e Eólicas), Leilões de aproveitamento de potencial hidrelétrico, leilões de transmissão.
Conceitos de sustentabilidade. Licenciamento de empreendimentos do setor energético: legislação básica. Licenciamento de empreendimentos do setor energético: procedimentos. Estudos ambientais e planejamento de empreendimentos. Gestão ambiental de empreendimentos do setor energético e sua relação com o planejamento. Gestão ambiental de empreendimentos do setor energético: sistemas de gestão. Protocolo de Quioto e mecanismo de desenvolvimento limpo. Recursos hídricos e empreendimentos do setor energético.
Agências de classificação de risco. Conceito e ratings das empresas do setor de energia elétrica no Brasil. Governança corporativa e estrutura de propriedade atual do setor elétrico. Níveis de Governança Corporativa da BOVESPA: Novo Mercado e Nível 1 e 2. Project Finance. Emissão de debêntures. Linhas de Financiamento do BNDES, BID e outras agências de financiamento. Fundos de Investimento. FDIC`s. Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura, Grandes consolidadoras da geração, transmissão e distribuição, linhas específicas do BNDES.
Noções básicas de Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados e Índices Contábeis. Custos Fixos e Variáveis Operacionais e não Operacionais. Custos, Gastos, Investimentos, Perdas e Despesas. Introdução aos fundamentos da Estrutura de Orçamentos. Manual de Contabilidade do Setor Elétrico e suas Instruções Contábeis – IC. O Plano de Contas setorial. As novas regras de IFRS para Concessionárias de Serviço Público (IFRIC12).
Características estruturais e operacionais do sistema elétrico brasileiro. Otimização do despacho em um sistema hidrotérmico. Formação de preços. O Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), a segurança energética da interligação dos sistemas, a importação e exportação de energia elétrica, o cálculo do custo de geração por Toneladas Equivalentes de Petróleo.
Parcela Econômica e Financeira da tarifa. Estrutura Tarifária. Revisão Tarifária: Empresa de referência, estrutura ótima de capital, WACC da distribuição, base de remuneração, outras receitas, perdas, inadimplência, Fator X. Resolução Normativa ANEEL 367/2009: Novo Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico – MCPSE. Características dos Ciclos de Revisão Tarifária.
Visão geral de Finanças. Risco e Retorno. Custo médio ponderado de capital (WACC). Ações e dividendos: avaliação de ações. Análise Fundamentalista. Fluxo de Caixa de Investimentos. Critérios para análise de projetos e investimentos.
Orientação e ajustes no projeto prático do aluno do semestre 1; que deverá ser apresentado para análise e avaliação.
14 horas de mentoria online síncrona ou assíncrona conforme necessidade individual + 06 horas para as apresentações online.
Orientação e ajustes no projeto prático do aluno do semestre 2; que deverá ser apresentado para análise e avaliação.
14 horas de mentoria online síncrona ou assíncrona conforme necessidade individual + 06 horas para as apresentações online.
Escolha 1:
- Gestão de prazos e de custos em projetos.
- Gestão da inovação.
- Gestão do tempo e Produtividade.
Escolha 2:
- Estratégias em negócios inovadores.
- Liderança nas organizações.
- Planejamento Estratégico.
Escolha 3:
- Ferramentas e softwares para gestão de projetos.
- Riscos Financeiros e cibersegurança.
- Tecnologias digitais e emergentes.
Público Alvo
O curso de pós graduação lato senso em Mercado e Comercialização de Energia é destinado a profissionais com formação superior nas áreas das Engenharias, ou eventualmente, graduados em Arquitetura, Direito, Economia ou Administração, e que se interessem em conhecer os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros do Setor Elétrico Brasileiro buscando uma visão geral de como os diferentes agentes se conectam, e como as decisões da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Operador Nacional do Sistema (NOS), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) influenciam o mercado de energia elétrico brasileiro, para que, com o conhecimento adquirido do processo de gestão na área de energia, como caminho para otimização dos lucros de qualquer empresa, o profissional esteja capacitado para atuar como um agente no mercado de energia elétrica brasileiro.
Investimento
Matrícula +17 parcelas de R$ 520,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula +17 parcelas de R$ 650,00 – valor integral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 390,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 487,50 – valor integral
Consulte nossos descontos especiais:
Ex-alunos UNILINS
Convênios
Indique amigos
Grupos
Certificados
Ao ser aprovado no curso, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido pela UNILINS.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.
Laboratório e Equipamentos
AO VIVO - ON-LINE
370 horas
12 meses
Daniella Gonzalez Tinois (Doutora)
Possui doutorado em Engenharia Elétrica (2020) pela Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) da UNESP, mestrado (2002) em Automação (QEE) e graduação em Engenharia Eletrica (1998), ambas pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, FEIS – UNESP.
Acesse o LATTES
Pós-Graduação Unilins
1 + 18 parcelas de R$ 432,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês
Conheça a
Jéssica Saraiva
Professor(a)
Ficou interessado?
Torne-se Especialista em
Mercado e Comercialização de Energia Elétrica
Mercado e Comercialização de Energia Elétrica
Titulação: Especialista
Metodologia e Investimento
- Aulas Síncronas (ao vivo)
O curso será composto de aulas síncronas (ao vivo).
As aulas síncronas (ao vivo) serão aos sábados, das 8h às 12h, na plataforma meet ou similar.
Matrícula + 20 parcelas de R$ 350,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
(Valores já contemplam todos os descontos/convênios possíveis)
Sobre o curso:
Fornecer o complemento da formação de Engenheiros com caráter generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitando-os a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas; Qualificação e adequação dos recursos humanos; Realização de atividades relacionadas com pesquisa e extensão em Engenharia; Desenvolvimento de ambiente educacional que privilegie a discussão das questões técnicas em consonância com os aspectos sociais relacionados; Busca da excelência no ensino de especialização lato sensu.
Diferenciais sobre o curso:
- Agregar, em uma única especialização, todos os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros tão particulares ao Setor Elétrico buscando repassar aos profissionais uma visão geral de como os diferentes agentes se conectam, e como as decisões da EPE, do ONS, da CCEE e da ANEEL influenciam seus negócios; Aprofundar o conhecimento do processo de gestão na área de energia como caminho para otimização dos lucros de qualquer empresa; Capacitar o egresso para atuar como agente no mercado de energia elétrica.
Público Alvo
O curso de pós graduação lato senso em Mercado e Comercialização de Energia é destinado a profissionais com formação superior nas áreas das Engenharias, ou eventualmente, graduados em Arquitetura, Direito, Economia ou Administração, e que se interessem em conhecer os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros do Setor Elétrico Brasileiro buscando uma visão geral de como os diferentes agentes se conectam, e como as decisões da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Operador Nacional do Sistema (NOS), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) influenciam o mercado de energia elétrico brasileiro, para que, com o conhecimento adquirido do processo de gestão na área de energia, como caminho para otimização dos lucros de qualquer empresa, o profissional esteja capacitado para atuar como um agente no mercado de energia elétrica brasileiro.
Fundamentação Legal / Atribuições:
MEC: Curso regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato-Sensu, em nível de especialização.
Coordenação
Daniella Gonzalez Tinois da Silva (Doutora)
Possui doutorado em Engenharia Elétrica (2020) pela Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) da UNESP, mestrado (2002) em Automação (QEE) e graduação em Engenharia Eletrica (1998), ambas pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, FEIS – UNESP. Atualmente é Professora Titular do curso de Graduação em Engenharia Elétrica, e Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em “Engenharia Elétrica – Eletrotécnica e Sistemas de Potência”, “Mercado e Comercialização de Energia”, “Geração Fotovoltaica e Eficiência Energética” e “Engenharia de Manutenção” e “Automação 4.0” do Centro Universitário de Lins – UNILINS, onde também faz parte do NDE, do NAPG e dos Conselhos Universitário e Deliberativo. Em sala de aula, tem experiência com disciplinas relacionadas com sistemas eletricos e qualidade de energia.Tem experiência em pesquisa nas áreas de Qualidade de Energia Elétrica (QEE) e Sistemas Elétricos (SEE ou SEP). Atua na área de pesquisa dedicando-se à orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) e de Projetos de Iniciação Científica (PIC’s). Foi Conselheira do CREA/SP, representando a UNILINS durante dois mandatos, de 2014 a 2019.
Pós-Graduação em Mercado e Comercialização de Energia Elétrica
Titulação: Especialista
Objetivos
Fornecer o complemento da formação de Engenheiros com caráter generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitando-os a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas; Qualificação e adequação dos recursos humanos; Realização de atividades relacionadas com pesquisa e extensão em Engenharia; Desenvolvimento de ambiente educacional que privilegie a discussão das questões técnicas em consonância com os aspectos sociais relacionados; Busca da excelência no ensino de especialização lato sensu.
Específicos
Agregar, em uma única especialização, todos os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros tão particulares ao Setor Elétrico buscando repassar aos profissionais uma visão geral de como os diferentes agentes se conectam, e como as decisões da EPE, do ONS, da CCEE e da ANEEL influenciam seus negócios; Aprofundar o conhecimento do processo de gestão na área de energia como caminho para otimização dos lucros de qualquer empresa; Capacitar o egresso para atuar como agente no mercado de energia elétrica.
Público Alvo
O curso de pós graduação lato senso em Mercado e Comercialização de Energia é destinado a profissionais com formação superior nas áreas das Engenharias, ou eventualmente, graduados em Arquitetura, Direito, Economia ou Administração, e que se interessem em conhecer os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros do Setor Elétrico Brasileiro buscando uma visão geral de como os diferentes agentes se conectam, e como as decisões da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Operador Nacional do Sistema (NOS), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) influenciam o mercado de energia elétrico brasileiro, para que, com o conhecimento adquirido do processo de gestão na área de energia, como caminho para otimização dos lucros de qualquer empresa, o profissional esteja capacitado para atuar como um agente no mercado de energia elétrica brasileiro.
Campo de Atuação
Em sua atividade o especialista formado pelo curso terá conhecimento para trabalhos com o governo, em firmas de consultorias públicas ou privadas, empresas de vida sustentável, companhias de energia, empresas comercializadoras de energia ou na própria CCEE.
Fundamentação Legal
Curso regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato-sensu, em nível de especialização.
Documentos necessários para matrícula
– RG;
– CPF;
– Título de Eleitor;
– Certificado de Reservista ou Alistamento Militar;
– Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Diploma (frente e verso);
– Uma foto 3X4;
– Comprovante de residência;
A metodologia deste curso foi pensada com a finalidade de atender as demandas do aluno que tem sua rotina corrida, permitindo que ele incorpore ao seu dia-a-dia seus objetivos de crescimento e desenvolvimento profissional, ou seja, cursar uma Pós-Graduação Lato Sensu.
O modelo das aulas preza a qualidade da Pós-Graduação UNILINS, por isso, o método das aulas será composto por aulas síncronas e assíncronas, garantindo flexibilidade e autonomia, sem perder a interação e o contato direto entre o aluno e o professor.
Aulas síncronas: aulas on-line ao vivo com utilização da plataforma Zoom ou similar.
A incorporação desta metodologia proporciona vantagens de aprendizado e socialização ao aluno, tais como: oportunidade de interação entre o aluno e o professor em tempo real, possibilitando atividades colaborativas em grupo e melhor acompanhamento do professor com relação ao aprendizado do aluno. Horário das aulas: sábados, com início às 8h e término às 12h – totalizando 80% do curso neste formato. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas ao aluno.
Aulas assíncronas: aulas e/ou materiais gravados pelo professor, equivalentes à 20% de ensino, disponibilizados no início da semana, para que o aluno tenha autonomia para escolher os melhores dias e horários de estudos durante a semana.
Daniella Gonzalez Tinois da Silva (Doutora)
Possui doutorado em Engenharia Elétrica (2020) pela Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) da UNESP, mestrado (2002) em Automação (QEE) e graduação em Engenharia Eletrica (1998), ambas pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, FEIS – UNESP. Atualmente é Professora Titular do curso de Graduação em Engenharia Elétrica, e Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em “Engenharia Elétrica – Eletrotécnica e Sistemas de Potência”, “Mercado e Comercialização de Energia”, “Geração Fotovoltaica e Eficiência Energética” e “Engenharia de Manutenção” e “Automação 4.0” do Centro Universitário de Lins – UNILINS, onde também faz parte do NDE, do NAPG e dos Conselhos Universitário e Deliberativo. Em sala de aula, tem experiência com disciplinas relacionadas com sistemas eletricos e qualidade de energia.Tem experiência em pesquisa nas áreas de Qualidade de Energia Elétrica (QEE) e Sistemas Elétricos (SEE ou SEP). Atua na área de pesquisa dedicando-se à orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) e de Projetos de Iniciação Científica (PIC’s). Foi Conselheira do CREA/SP, representando a UNILINS durante dois mandatos, de 2014 a 2019.
Módulo/Disciplina | Carga Horária |
Modelo Institucional do Setor Elétrico Brasileiro | 20 |
Regulação do Setor Elétrico Brasileiro | 20 |
Gestão de Projetos | 20 |
Viabilidade Econômica de Projetos | 20 |
Planejamento e Matriz Energética | 20 |
Geração de Energia | 30 |
Transmissão de Energia Elétrica | 30 |
Distribuição de Energia Elétrica | 40 |
Comercialização de Energia Elétrica | 40 |
Energia e Questões Ambientais | 20 |
Governança Corporativa | 20 |
Contabilidade do Setor Elétrico | 20 |
Operação do Sistema Elétrico Brasileiro e Formação de Preços | 20 |
Revisão Tarifária | 20 |
Finanças Corporativas | 20 |
Total de Horas | 360 |
Taxa de matrícula – consulte nossos descontos especiais!
- Matrícula + 20 parcelas de R$ 350,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês. (valores já contemplam todos os descontos/convênios possíveis).
Envie uma mensagem para Pós-Graduação UNILINS MATRÍCULAS no WhatsApp.
(14) 9 9185-0561
Outros contatos: