Mercado e Comercialização
de Energia Elétrica
Sobre o curso
Fornecer o complemento da formação de Engenheiros com caráter generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitando-os a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas; Qualificação e adequação dos recursos humanos; Realização de atividades relacionadas com pesquisa e extensão em Engenharia; Desenvolvimento de ambiente educacional que privilegie a discussão das questões técnicas em consonância com os aspectos sociais relacionados; Busca da excelência no ensino de especialização lato sensu.
Você desenvolverá competências, como:
- Agregar, em uma única especialização, todos os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros tão particulares ao Setor Elétrico buscando repassar aos profissionais uma visão geral de como os diferentes agentes se conectam, e como as decisões da EPE, do ONS, da CCEE e da ANEEL influenciam seus negócios;
- Aprofundar o conhecimento do processo de gestão na área de energia como caminho para otimização dos lucros de qualquer empresa;
- Capacitar o egresso para atuar como agente no mercado de energia elétrica.
Entre em contato e entenda muito mais habilidades e competências que o curso poderá lhe proporcionar.
Programa
Fundamentos Econômicos da Regulação, Formas de Regulação no Ambiente do Serviço de Energia. Interfaces Regulatórias e o Papel das Agências de Regulação na Economia Brasileira. Agentes Institucionais. Atribuições e Competências. CCEE. ONS. ANEEL. CMSE. CNPE. MME. EPE. Desregulamentação. Monopólio Verticalizado. Ambientes de Contratação. Ambiente Regulado. Ambiente Livre. Consumidores Livres. Consumidores Especiais. Fontes Incentivadas. Regulação por Incentivos. Agentes Econômicos. Negócio de Cada Agente. Características estruturais e operacionais do sistema elétrico brasileiro. Distribuição. Geração. Transmissão. Comercialização. Racionamento. Operações Comerciais. Regulação técnica e econômica, proteção à concorrência. Livre Acesso. Acesso Direto à Rede Básica. Universalização e Luz para Todos. Programa de Eficiência Energética. Programa de Pesquisa e Desenvolvimento. Otimização do despacho em um sistema hidrotérmico. Formação de preços. O Preço de Liquidação de Diferenças. Tendências para o setor.
Marcos históricos do setor de energia elétrica no Brasil. Regulação de Energia Elétrica e a Constituição Federal de 1988. Principais aspectos das Leis nº 8.987 e Lei nº 9.074. O modelo regulatório brasileiro. Estrutura do setor elétrico. Segmentação da Indústria de Energia: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Modalidades de delegação e seus regimes: concessões, permissões e autorizações de serviços e instalações. O uso do bem público e do recurso hídrico. Bens Vinculados e Reversibilidade. Licitações de concessão e de compra e venda de energia elétrica. Operações de transferência de controle societário e de outorgas; operações intrasetorial entre partes relacionadas. ANEEL: poder normativo (RES, REN e REH), fiscalizatório (SFE, SFF e SFG) e sancionador (REN nº 63/2004); controle externo dos atos regulatórios. Tributos e encargos no setor de energia elétrica brasileiro. Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH). P&D e Eficiência Energética. Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica (TFSEE). Encargos Serviços do Sistema (ESS). ONS. PROINFA. Pagamento pelo UBP (Uso do Bem Público). Compensação Ambiental. ICMS. PIS/COFINS.
Fundamentos de gerenciamento de projetos. Evolução dos Conceitos. PMI – PMBOK. As certificações em gerenciamento de projetos. Técnicas e ferramentas para gerenciamento. Elaboração de project charter; Criação de EAP – WBS (workbreakdownstructure). Projeto, Programa e Portfólio. Ciclo de vida do Projeto e do Produto. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Análise, interpretação e resposta aos riscos do projeto; Cronogramas físico-financeiro e o controle do projeto. Plano de Ação. Indicadores de desempenho e o EarnedValue (valor agregado).
Juros básicos e compostos, projeção de valores, amortização, viabilidade de financiamento, capitação de parcerias com empresas, contratos e busca de subsídios, pesquisa de assessoria, consultorias de locações, análise do investimento e do retorno financeiro, macroeconomia, microeconomia, análise de custo e benefício do projeto.
Planejamento de curto, médio e longo-prazo. Matriz Energética Brasileira x Matriz Energética Mundial. Planejamento integrado para os setores elétrico e de gás natural. Planejamento da expansão de oferta de energia, Fontes Renováveis de Energia, Cogeração e Geração Distribuída, Programas de Eficiência Energética. O Balanço Energético Nacional e o Plano Decenal de Energia Elétrica.
Critérios técnicos e regulatórios de construção de grandes usinas. Análise de viabilidade técnica e econômica. Operação e manutenção. Automação. Fontes de financiamento. Fontes alternativas versus fontes convencionais. A interpretação do Planejamento Energético pelos grandes grupos privados. Problemas de licenciamento ambiental. Estudo de casos.
Perspectivas para expansão da rede de transmissão no Brasil. Projetos de transmissão de energia elétrica: Análise de viabilidade técnica e econômica. Leilões de expansão. Tarifas de transmissão: conceitos e evolução recente. Processos de revisão tarifária: Concessões existentes e licitadas. Leilões de concessão, a definição da Receita Anual Permitida, outras Tarifas (RBNI, RCDM, RBSE, TUST, RPC, etc), os Sistemas Isolados, o Sistema Interligado Nacional, metodologia das novas revisões tarifárias, os contratos CCT e CCI, o banco de preços regulatório. Estudo de casos.
Aspectos técnico-econômicos da distribuição de energia elétrica. Tarifas de distribuição de energia elétrica. Compra de energia pelas distribuidoras. Fatores que influenciam o comportamento da carga. O serviço público de distribuição. Leis 8.078/90 e 8.987/95. Usuário e consumidor. Contrato de Concessão. A regulação da prestação do serviço. PRODIST – Procedimentos de Distribuição – Qualidade do Serviço e do Produto: indicadores de qualidade DEC/FEC, DIC/FIC e DMIC. Conformidade dos níveis de tensão de fornecimento DRP e DRC. Resolução ANEEL 414/2010. Responsabilidade objetiva da distribuidora. Universalização dos serviços. O acesso e o uso dos sistemas de distribuição. Lei 9.074/95. Os contratos da distribuidora com consumidores e usuários. Os Conselhos de Consumidores. Concessionárias, Permissionárias e Cooperativas. Contratos de concessão soberanos. O estímulo ao investimento em Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética. Perda do monopólio na comercialização a consumidores residenciais, comerciais e industriais cativos com o Smart Grid. Medição Eletrônica. Internet por cabos de alta tensão (PLC).Perdas: a Resolução ANEEL n°166, de 10 de outubro de 2005. Tipos de perdas técnicas e comerciais. Aferição de medidores. Sistemas para verificação de fraudes e desvios.
Gestão de contratos . Regras de comercialização . Processos de Compra e Leilão de Energia. Caracterização da oferta de energia elétrica no Brasil e no Mundo. Caracterização dos diversos agentes que atuam no mesmo e seus inter-relacionamentos, seus conflitos potenciais e meios de superação. Visão e desafios para as Distribuidoras de Energia Elétrica. Impacto da comercialização nos agentes do Setor, devido as variáveis do cenário. Conceito sobre o funcionamento do mercado livre. Importância de regras claras e segurança dos contratos. Mecanismo de segurança dos contratos de parceria. Plano de comercialização. Formação de preços e estratégias de contratação. Certificados de Energia Elétrica (que venderá energia no mercado Futuro), o papel da Câmara Comercializadora de Energia Elétrica, o Mercado Regulado e o Livre, a venda de excedentes, importação e exportação de Energia, auto-geração, o carro elétrico como grande desenvolvedor do mercado futuro. BRIX. Leilões A-5, A-3 e A-1. Leilões de Ajuste. Troca de contratos. Leilões específicos (Proinfa e Eólicas), Leilões de aproveitamento de potencial hidrelétrico, leilões de transmissão.
Conceitos de sustentabilidade. Licenciamento de empreendimentos do setor energético: legislação básica. Licenciamento de empreendimentos do setor energético: procedimentos. Estudos ambientais e planejamento de empreendimentos. Gestão ambiental de empreendimentos do setor energético e sua relação com o planejamento. Gestão ambiental de empreendimentos do setor energético: sistemas de gestão. Protocolo de Quioto e mecanismo de desenvolvimento limpo. Recursos hídricos e empreendimentos do setor energético.
Agências de classificação de risco. Conceito e ratings das empresas do setor de energia elétrica no Brasil. Governança corporativa e estrutura de propriedade atual do setor elétrico. Níveis de Governança Corporativa da BOVESPA: Novo Mercado e Nível 1 e 2. Project Finance. Emissão de debêntures. Linhas de Financiamento do BNDES, BID e outras agências de financiamento. Fundos de Investimento. FDIC`s. Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura, Grandes consolidadoras da geração, transmissão e distribuição, linhas específicas do BNDES.
Noções básicas de Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados e Índices Contábeis. Custos Fixos e Variáveis Operacionais e não Operacionais. Custos, Gastos, Investimentos, Perdas e Despesas. Introdução aos fundamentos da Estrutura de Orçamentos. Manual de Contabilidade do Setor Elétrico e suas Instruções Contábeis – IC. O Plano de Contas setorial. As novas regras de IFRS para Concessionárias de Serviço Público (IFRIC12).
Características estruturais e operacionais do sistema elétrico brasileiro. Otimização do despacho em um sistema hidrotérmico. Formação de preços. O Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), a segurança energética da interligação dos sistemas, a importação e exportação de energia elétrica, o cálculo do custo de geração por Toneladas Equivalentes de Petróleo.
Parcela Econômica e Financeira da tarifa. Estrutura Tarifária. Revisão Tarifária: Empresa de referência, estrutura ótima de capital, WACC da distribuição, base de remuneração, outras receitas, perdas, inadimplência, Fator X. Resolução Normativa ANEEL 367/2009: Novo Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico – MCPSE. Características dos Ciclos de Revisão Tarifária.
Visão geral de Finanças. Risco e Retorno. Custo médio ponderado de capital (WACC). Ações e dividendos: avaliação de ações. Análise Fundamentalista. Fluxo de Caixa de Investimentos. Critérios para análise de projetos e investimentos.
Orientação e ajustes no projeto prático do aluno do semestre 1; que deverá ser apresentado para análise e avaliação.
14 horas de mentoria online síncrona ou assíncrona conforme necessidade individual + 06 horas para as apresentações online.
Orientação e ajustes no projeto prático do aluno do semestre 2; que deverá ser apresentado para análise e avaliação.
14 horas de mentoria online síncrona ou assíncrona conforme necessidade individual + 06 horas para as apresentações online.
Escolha 1:
- Gestão de prazos e de custos em projetos.
- Gestão da inovação.
- Gestão do tempo e Produtividade.
Escolha 2:
- Estratégias em negócios inovadores.
- Liderança nas organizações.
- Planejamento Estratégico.
Escolha 3:
- Ferramentas e softwares para gestão de projetos.
- Riscos Financeiros e cibersegurança.
- Tecnologias digitais e emergentes.
Público Alvo
O curso de pós graduação lato senso em Mercado e Comercialização de Energia é destinado a profissionais com formação superior nas áreas das Engenharias, ou eventualmente, graduados em Arquitetura, Direito, Economia ou Administração, e que se interessem em conhecer os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros do Setor Elétrico Brasileiro buscando uma visão geral de como os diferentes agentes se conectam, e como as decisões da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Operador Nacional do Sistema (NOS), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) influenciam o mercado de energia elétrico brasileiro, para que, com o conhecimento adquirido do processo de gestão na área de energia, como caminho para otimização dos lucros de qualquer empresa, o profissional esteja capacitado para atuar como um agente no mercado de energia elétrica brasileiro.
Investimento
Matrícula +17 parcelas de R$ 520,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula +17 parcelas de R$ 650,00 – valor integral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 390,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 487,50 – valor integral
Consulte nossos descontos especiais:
Ex-alunos UNILINS
Convênios
Indique amigos
Grupos
Certificados
Ao ser aprovado no curso, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido pela UNILINS.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.
Laboratório e Equipamentos
AO VIVO - ON-LINE
Aos sábados das 8h às 14h
370 horas
12 meses
Daniella Gonzalez Tinois (Doutora)
Possui doutorado em Engenharia Elétrica (2020) pela Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) da UNESP, mestrado (2002) em Automação (QEE) e graduação em Engenharia Eletrica (1998), ambas pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, FEIS – UNESP.
Acesse o LATTES
Pós-Graduação Unilins
1 + 18 parcelas de R$ 432,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês
Conheça a
Jéssica Saraiva
Professor(a)
Ficou interessado?
Torne-se Especialista em
Mercado e Comercialização de Energia Elétrica
Mercado e Comercialização de Energia Elétrica
Titulação: Especialista
Metodologia e Investimento
- Aulas Síncronas (ao vivo)
O curso será composto de aulas síncronas (ao vivo).
As aulas síncronas (ao vivo) serão aos sábados, das 8h às 12h, na plataforma meet ou similar.
Matrícula + 20 parcelas de R$ 350,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
(Valores já contemplam todos os descontos/convênios possíveis)
Sobre o curso:
Fornecer o complemento da formação de Engenheiros com caráter generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitando-os a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas; Qualificação e adequação dos recursos humanos; Realização de atividades relacionadas com pesquisa e extensão em Engenharia; Desenvolvimento de ambiente educacional que privilegie a discussão das questões técnicas em consonância com os aspectos sociais relacionados; Busca da excelência no ensino de especialização lato sensu.
Diferenciais sobre o curso:
- Agregar, em uma única especialização, todos os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros tão particulares ao Setor Elétrico buscando repassar aos profissionais uma visão geral de como os diferentes agentes se conectam, e como as decisões da EPE, do ONS, da CCEE e da ANEEL influenciam seus negócios; Aprofundar o conhecimento do processo de gestão na área de energia como caminho para otimização dos lucros de qualquer empresa; Capacitar o egresso para atuar como agente no mercado de energia elétrica.
Público Alvo
O curso de pós graduação lato senso em Mercado e Comercialização de Energia é destinado a profissionais com formação superior nas áreas das Engenharias, ou eventualmente, graduados em Arquitetura, Direito, Economia ou Administração, e que se interessem em conhecer os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros do Setor Elétrico Brasileiro buscando uma visão geral de como os diferentes agentes se conectam, e como as decisões da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Operador Nacional do Sistema (NOS), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) influenciam o mercado de energia elétrico brasileiro, para que, com o conhecimento adquirido do processo de gestão na área de energia, como caminho para otimização dos lucros de qualquer empresa, o profissional esteja capacitado para atuar como um agente no mercado de energia elétrica brasileiro.
Fundamentação Legal / Atribuições:
MEC: Curso regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato-Sensu, em nível de especialização.
Coordenação
Daniella Gonzalez Tinois da Silva (Doutora)
Possui doutorado em Engenharia Elétrica (2020) pela Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) da UNESP, mestrado (2002) em Automação (QEE) e graduação em Engenharia Eletrica (1998), ambas pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, FEIS – UNESP. Atualmente é Professora Titular do curso de Graduação em Engenharia Elétrica, e Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em “Engenharia Elétrica – Eletrotécnica e Sistemas de Potência”, “Mercado e Comercialização de Energia”, “Geração Fotovoltaica e Eficiência Energética” e “Engenharia de Manutenção” e “Automação 4.0” do Centro Universitário de Lins – UNILINS, onde também faz parte do NDE, do NAPG e dos Conselhos Universitário e Deliberativo. Em sala de aula, tem experiência com disciplinas relacionadas com sistemas eletricos e qualidade de energia.Tem experiência em pesquisa nas áreas de Qualidade de Energia Elétrica (QEE) e Sistemas Elétricos (SEE ou SEP). Atua na área de pesquisa dedicando-se à orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) e de Projetos de Iniciação Científica (PIC’s). Foi Conselheira do CREA/SP, representando a UNILINS durante dois mandatos, de 2014 a 2019.
Pós-Graduação em Mercado e Comercialização de Energia Elétrica
Titulação: Especialista
Objetivos
Fornecer o complemento da formação de Engenheiros com caráter generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitando-os a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas; Qualificação e adequação dos recursos humanos; Realização de atividades relacionadas com pesquisa e extensão em Engenharia; Desenvolvimento de ambiente educacional que privilegie a discussão das questões técnicas em consonância com os aspectos sociais relacionados; Busca da excelência no ensino de especialização lato sensu.
Específicos
Agregar, em uma única especialização, todos os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros tão particulares ao Setor Elétrico buscando repassar aos profissionais uma visão geral de como os diferentes agentes se conectam, e como as decisões da EPE, do ONS, da CCEE e da ANEEL influenciam seus negócios; Aprofundar o conhecimento do processo de gestão na área de energia como caminho para otimização dos lucros de qualquer empresa; Capacitar o egresso para atuar como agente no mercado de energia elétrica.
Público Alvo
O curso de pós graduação lato senso em Mercado e Comercialização de Energia é destinado a profissionais com formação superior nas áreas das Engenharias, ou eventualmente, graduados em Arquitetura, Direito, Economia ou Administração, e que se interessem em conhecer os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros do Setor Elétrico Brasileiro buscando uma visão geral de como os diferentes agentes se conectam, e como as decisões da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Operador Nacional do Sistema (NOS), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) influenciam o mercado de energia elétrico brasileiro, para que, com o conhecimento adquirido do processo de gestão na área de energia, como caminho para otimização dos lucros de qualquer empresa, o profissional esteja capacitado para atuar como um agente no mercado de energia elétrica brasileiro.
Campo de Atuação
Em sua atividade o especialista formado pelo curso terá conhecimento para trabalhos com o governo, em firmas de consultorias públicas ou privadas, empresas de vida sustentável, companhias de energia, empresas comercializadoras de energia ou na própria CCEE.
Fundamentação Legal
Curso regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato-sensu, em nível de especialização.
Documentos necessários para matrícula
– RG;
– CPF;
– Título de Eleitor;
– Certificado de Reservista ou Alistamento Militar;
– Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Diploma (frente e verso);
– Uma foto 3X4;
– Comprovante de residência;
A metodologia deste curso foi pensada com a finalidade de atender as demandas do aluno que tem sua rotina corrida, permitindo que ele incorpore ao seu dia-a-dia seus objetivos de crescimento e desenvolvimento profissional, ou seja, cursar uma Pós-Graduação Lato Sensu.
O modelo das aulas preza a qualidade da Pós-Graduação UNILINS, por isso, o método das aulas será composto por aulas síncronas e assíncronas, garantindo flexibilidade e autonomia, sem perder a interação e o contato direto entre o aluno e o professor.
Aulas síncronas: aulas on-line ao vivo com utilização da plataforma Zoom ou similar.
A incorporação desta metodologia proporciona vantagens de aprendizado e socialização ao aluno, tais como: oportunidade de interação entre o aluno e o professor em tempo real, possibilitando atividades colaborativas em grupo e melhor acompanhamento do professor com relação ao aprendizado do aluno. Horário das aulas: sábados, com início às 8h e término às 12h – totalizando 80% do curso neste formato. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas ao aluno.
Aulas assíncronas: aulas e/ou materiais gravados pelo professor, equivalentes à 20% de ensino, disponibilizados no início da semana, para que o aluno tenha autonomia para escolher os melhores dias e horários de estudos durante a semana.
Daniella Gonzalez Tinois da Silva (Doutora)
Possui doutorado em Engenharia Elétrica (2020) pela Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) da UNESP, mestrado (2002) em Automação (QEE) e graduação em Engenharia Eletrica (1998), ambas pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, FEIS – UNESP. Atualmente é Professora Titular do curso de Graduação em Engenharia Elétrica, e Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em “Engenharia Elétrica – Eletrotécnica e Sistemas de Potência”, “Mercado e Comercialização de Energia”, “Geração Fotovoltaica e Eficiência Energética” e “Engenharia de Manutenção” e “Automação 4.0” do Centro Universitário de Lins – UNILINS, onde também faz parte do NDE, do NAPG e dos Conselhos Universitário e Deliberativo. Em sala de aula, tem experiência com disciplinas relacionadas com sistemas eletricos e qualidade de energia.Tem experiência em pesquisa nas áreas de Qualidade de Energia Elétrica (QEE) e Sistemas Elétricos (SEE ou SEP). Atua na área de pesquisa dedicando-se à orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) e de Projetos de Iniciação Científica (PIC’s). Foi Conselheira do CREA/SP, representando a UNILINS durante dois mandatos, de 2014 a 2019.
Módulo/Disciplina | Carga Horária |
Modelo Institucional do Setor Elétrico Brasileiro | 20 |
Regulação do Setor Elétrico Brasileiro | 20 |
Gestão de Projetos | 20 |
Viabilidade Econômica de Projetos | 20 |
Planejamento e Matriz Energética | 20 |
Geração de Energia | 30 |
Transmissão de Energia Elétrica | 30 |
Distribuição de Energia Elétrica | 40 |
Comercialização de Energia Elétrica | 40 |
Energia e Questões Ambientais | 20 |
Governança Corporativa | 20 |
Contabilidade do Setor Elétrico | 20 |
Operação do Sistema Elétrico Brasileiro e Formação de Preços | 20 |
Revisão Tarifária | 20 |
Finanças Corporativas | 20 |
Total de Horas | 360 |
Taxa de matrícula – consulte nossos descontos especiais!
- Matrícula + 20 parcelas de R$ 350,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês. (valores já contemplam todos os descontos/convênios possíveis).
Envie uma mensagem para Pós-Graduação UNILINS MATRÍCULAS no WhatsApp.
(14) 9 9185-0561
Outros contatos: