Anterior
1° Fórum de Mulheres Unilins - UNILINS

1° Fórum de Mulheres Unilins

O Iº Fórum – Mulheres em Movimento: Auto cuidado, Rede de Proteção e Representatividade ocorreu no Centro Universitário de Lins (Unilins) por intermédio da Pró Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proexac) em articulação com os Conselhos Municipais dos Direitos da  Mulher, da Igualdade Racial e de Política Cultural, e com os Coletivos Trem da Angela, Somos, Julho das Pretas, Elza Soares, Elas por Elas e o Coletivo Irmã Helena Brioschi, Artistas e Artesãs, Movimento de Mulheres Negras, Associação Terapêutica Santa Gaia, Associação Difusora de Libras (ADL), Casa da Mulher, Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representantes das Religiões de Matriz Africana e Umbanda, e Movimentos sociais.

O porquê do evento

O Fórum ocorreu no dia 23 março com a intenção de comemorar o Dia Internacional da Mulher, marco histórico que celebra as conquistas e lutas das mulheres por direitos e igualdade ao longo dos anos. Foi um momento para destacar a importância da união feminina e da conscientização sobre questões como o autocuidado, a necessária formação de redes de proteção e a representatividade.

É fundamental para as mulheres se conectarem e conhecerem a Rede de Proteção, de modo a fortalecer a segurança e o apoio mútuo entre si. Uma Rede de Proteção inclui recursos como serviços de apoio às vítimas de violência, organizações de defesa dos direitos das mulheres e espaços de diálogo e empoderamento.

É neste contexto que o Fórum “Mulheres em Movimento: Auto cuidado, Rede de Proteção e Representatividade” destaca a importância das mulheres cuidarem de si, apoiarem-se mutuamente e se fazerem representadas em todos os espaços da sociedade. Esses elementos são essenciais para promover uma cultura de respeito, igualdade e justiça para todas as mulheres. Ressalte-se que o sistema cisheteronormativo busca desqualificar a mulher nos espaços e tempos e, nesse processo histórico, social e político, o evento buscou destacar mulheres fortes, resilientes, que marcaram e marcam a história como fonte de inspiração para as novas gerações.

O desenrolar do Fórum

A abertura cultural foi feita pela Regente Paula Campiotto, que interpretou duas melodias, fazendo-se acompanhar pelas pessoas presentes. Na sequência, o Prof. Leonides da Silva Justiniano, Pró- Reitor de Extensão, representando o Reitor da Unilins, Prof. José Aparecido Silva de Queiroz, deu as boas-vindas, acolhendo as pessoas participantes (quase todas mulheres).

As convidadas para compor a mesa foram a 1ª Presidente da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, Maria Emilce Ferreira Villela Pastorello, Yalorixá Mãe Cida de Yemanjá  e Ogumtê, a Engenheira Valentina Maria Prado de  Lorenzo, a líder comunitária Josefa Lourdes Rodrigues e a 1ª Prefeita de Lins, Valderez Vegiato Moya.

Após as narrativas das Convidadas, as participantes se deslocaram para as seguintes Rodas de Conversa: “Auto cuidado promoção e prevenção da saúde”, com as Facilitadoras Célia Ramalho, Elizete Peixoto de Lima e Rosana Maria do Vale Barreira; “Espelho do Amor: construindo o amor próprio”, com as Facilitadoras Amanda Gattás, Elizabete Rosa, Fernanda Carolina Torres, Izabel e Sandra; “Representatividade – Diversidade e Lutas”, com a Facilitadora Zaíra dos Santos; “Violência velada e seus sinais”, com as Facilitadoras Bruna, Patrícia, Thamires e Beatriz, e o Facilitador Mário.

Ao término das Rodas de Conversa, todas/os participantes se dirigiram a uma exposição de artesanato. Na sequência, realizou-se uma Ciranda, quando todos(as) puderam compartilhar do sentimento de harmonia e alegria, que abriu espaço para a apresentação do Projeto Cultural “Mulheres Expressão Ancestral”,  de autoria de Zaíra dos Santos (Zazá), e o Projeto “Trilhando o passado feminino em Lins: Experiências de vida de ensinamentos inspiradores”, de autoria de Luiz Carlos Carneiro.

A significativa proposta decorrente do evento foi a criação de um Comitê de Enfrentamento à Violência contra a mulher no município de Lins.

Galeria

Posso ajudar?