Tudo o que você precisa saber sobre a sua vida universitária
A Secretaria Geral, que atende aos cursos do Centro Universitário de Lins – UNILINS, localiza-se no prédio da Administração Central, em frente à praça principal. Ela é responsável pelo registro e controle de todas as informações acadêmicas sobre os alunos, tais como: registro da documentação legal exigida pelos órgãos oficiais; emissão de documentos e relatórios relativos à vida acadêmica dos alunos; acompanhamento da freqüência às atividades didáticas e pedagógicas; lançamento e controle das avaliações emitidas pelos professores; processos de matrícula, rematrícula, trancamento e transferência.
Transferência Interna entre Cursos
Requisitos: O aluno deve estar matriculado no curso de origem.
Documentos: Requerimento dirigido à Diretoria Geral do UNILINS.
Condições para matrícula, se deferido o processo
Sujeitar-se ao enquadramento no currículo em vigor do Curso de destino; A primeira matrícula para o Curso de destino (distinto do de ingresso), dependerá do resultado do estudo de equivalência e respectivo enquadramento decidido pela Coordenadoria do Curso.
Cancelamento de Disciplina
É a exclusão de uma determinada disciplina. Pode ser feito por iniciativa do aluno ou pela instituição de ensino se o número de créditos exceder os determinados na Portaria de Matrícula expedida pelo Diretor Acadêmico do UNILINS.
Cancelamento de Matrícula
É o ato pelo qual o aluno se desliga do UNILINS. O cancelamento só pode ser requerido se houver matrícula no período letivo da solicitação, pelo aluno.Colação de Grau
Requerimento do Diploma: próximo à conclusão/término do curso, quando todas as disciplinas tiverem sido concluídas, as Atividades Complementares e Estágio cumprido, o aluno requer, na Secretaria Geral, a colação de grau. O diploma é o documento que comprova legalmente a conclusão do curso, é o título que leva a um grau de ensino.
Portaria 01/2019_CA
Conselho Acadêmico do Centro Universitário de Lins – UNILINS
O Conselho Acadêmico do Centro Universitário de Lins – UNILINS, reunido ordinariamente em 20/03/2019, no uso de suas atribuições regimentais e,
considerando o Artigo 67 do Regimento da UNILINS, que afirma: Ao concluinte de curso de graduação que esteja quite com a Mantenedora e que tenha atendido a todos os dispositivos legais vigentes, será conferido o respectivo grau e expedido o diploma correspondente, a requerimento do aluno;
considerando o Artigo 68 do Regimento da UNILINS, que determina: A colação de grau será realizada em ato público, presidido pelo Reitor;
considerando que a UNILINS não promove colação de grau festiva, restringindo-se à realização da cerimonia oficial de colação de grau prevista em estatuto;
considerando os pedidos constantemente recebidos de discentes que não integralizaram o curso, mas gostariam de participar da Cerimônia de colação de grau oficial com seus colegas de turma,
resolve:
Art. 1º – Será permitida a participação excepcional na cerimônia de colação de grau oficial de alunos que não tenham integralizado seu curso até a data da colação oficial.
Art. 2º – Poderão usufruir deste benefício os alunos que reúnam condições para integralizar seu curso dentro do prazo de até 6 meses a contar da data agendada para a realização da cerimônia da colação de grau pretendida.
Art. 3º – Os alunos não concluintes interessados em participar da Colação de Grau deverão solicitar na secretaria de graduação, em documento específico, reconhecendo que não estará participando do evento como aluno concluinte.
Lins, 20 de março de 2019.
Prof. Dr. Breno Ortega Fernandez
Vice-Reitor
Matrícula dos Veteranos
É o ato pelo qual o discente se vincula à instituição e a um curso. Na UNILINS é realizada semestralmente, com a subscrição de disciplinas e assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. O sistema informatizado permite que a matrícula seja renovada pelo portal do aluno, isto é, o aluno considerado regular (aquele que irá cursar todas as disciplinas de seu enquadramento semestral), não precisa vir até o Atendimento da Secretaria Geral para subscrever essas disciplinas; bastando que suas obrigações contratuais e financeiras estejam em ordem. O Calendário Escolar publicado no início do ano letivo prevê as datas para alterações na denominada “proposta de matrícula”; os ajustes deverão ser efetuados pessoalmente com o Coordenador do curso.
Transferência Externa
Informações preliminares
A transferência de alunos de outra Instituição de Ensino Superior para a UNILINS é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394 de 20/12/1996 e Portaria nº 230, de 9 de Março de 2007.
As grades curriculares dos cursos oferecidos pela UNILINS são estruturadas por semestre, com a matrícula realizada por disciplina, obedecidas as normas regimentais do Centro Universitário e as especificidades relacionadas aos limites de créditos mínimos e máximos de cada semestre e os pré-requisitos e/ou co-requisitos.
As vagas, quando disponibilizadas ara transferência de alunos de outras Instituições, são remanescentes após o encerramento do processo de matrículas dos alunos vinculados ao Curso.
É consultada diretamente e por escrito a Instituição de origem, que deverá responder igualmente por escrito quanto à regularidade das condições do interessado para a transferência. Antes de efetuar a matrícula, é importante obter junto à Coordenadoria do Curso esclarecimentos sobre condições gerais de adaptação ao curso, aproveitamento de estudos realizados na instituição de origem e principalmente em relação ao oferecimento de disciplinas e os eventuais pré e/ou co-requisitos.
Requisitos para a solicitação
Regularidade de matrícula devidamente confirmada pela Instituição de origem até a data estipulada para análise da solicitação pela Coordenadoria de Curso na UNILINS.
Para a solicitação da transferência
Documentos expedidos pela Instituição de origem:
» Atestado de Matrícula;
» Histórico Escolar da Instituição de origem, contendo a pontuação e classificação do vestibular, a carga horária e notas de cada disciplina e demais informações acadêmicas; as informações quanto a eventuais aproveitamentos de estudos e/ou interrupções no curso no original;
» Programas de ensino das disciplinas cursadas com aprovação, cópias com os carimbos de autenticidade da Instituição de origem;
» Declaração de reconhecimento ou autorização do curso.
Importante: Todos os documentos devem ser originais, com datas recentes, com carimbo e assinatura da Instituição de Origem.
Do processamento da solicitação
Recebidas as solicitações para a transferência externa são feitos os seguintes encaminhamentos:
Análise da Secretaria Geral quanto à documentação apresentada; São encaminhados à Coordenadoria de Curso os processos com a documentação completa, que então procede os análise e emite se parecer.
Matrícula
Deferida a solicitação de transferência, a matrícula é realizada da seguinte forma:
» Comparecimento obrigatório do interessado na data definida para a matrícula. Os menores de 21 anos devem estar acompanhados do responsável legal.
Apresentação desses documentos para matrícula:
Do Calouro
» Histórico Escolar de Ensino Médio ou Declaração de Conclusão (2 cópias)
» RG (2 cópias)
» CPF (2 cópias)
» Título de Eleitor (2 cópias)
» Reservista (2 cópias)
» Certidão de Nascimento ou Casamento (2 cópias)
» Comprovante de Residência (1 cópia)
» 2 Fotos 3×4
Do Responsável
» RG e CPF (1 Cópia) Independente da Idade.
» Aceitação das condições de enquadramento curricular no curso;
» Pagamento a vista da importância correspondente à matrícula.
* Será fornecida a Declaração de Vaga ao interessado, que deverá comparecer de imediato à Instituição de origem para cumprir com os procedimentos exigidos, relacionados à desvinculação através da transferência.
* Os candidatos que concluíram o Ensino Médio em Instituições estrangeiras devem apresentar os documentos, devidamente reconhecidos pela autoridade consular do Brasil no país de origem, acompanhado da tradução feita por tradutor público juramentado. O Certificado de Conclusão do Ensino Médio deve estar acompanhado da declaração de equivalência de estudos, expedida pela Secretaria de Educação do Estado.
Informações Diversas
Solicitação de serviços, inscrições e informações sobre os procedimentos internos para todos os alunos do Centro Universitário de Lins – UNILINS, através de requerimento.
Requerimentos
Expedição de documentos
- Atestados;
- Certificados;
- Currículos de cursos;
- Diplomas;
- Programas de disciplinas;
- Histórico de formando;
- Histórico Escolar;
- 2ª via de Transferência;
- Desdobramento Curricular – Portaria 515/79;
- 2ª via do certificado de Pós-Graduação.
Providências administrativas
- Alterações de endereços;
- Cancelamento de matrícula;
- Dispensa de disciplina;
- Justificativa de falta;
- Mudança de período;
- Trancamento de matrícula;
- Transferências para outra Instituição de ensino;
- Emissão e controle de listas de presença;
- Horário de aulas;
- Digitação de notas e trabalhos;
- Emissão, controle de matrículas e contrato de prestação de serviços educacionais.