Equipamento desenvolvido pelos alunos de Eng Mecânica, passa por teste real - UNILINS

Equipamento desenvolvido pelos alunos de Eng Mecânica, passa por teste real

No dia 10 de março, próximo das 20h, os conhecimentos dos alunos da Unilins foram colocados à prova em um teste real. O protótipo de um nebulizador de baixo custo, idealizado pelos Gestores da empresa LINX Ambiental, desenvolvido juntamente com alunos do curso de Engenharia Mecânica, foi utilizado para um serviço de desinfecção de ambientes em combate ao coronavírus, numa empresa comercial da cidade de Lins.
O equipamento, chamado de NP20 Nebulizador de baixo custo, nasceu de um projeto da empresa Linx Ambiental e Serviços, resultando em um projeto de Iniciação científica desenvolvido pelos alunos Pedro Giovannini e Gabriela Moraes, ambos do curso de Engenharia Mecânica, sob orientação do professor Engenheiro Erick Ruas, com o tema “Estudos da eficiência de um Nebulizador automático para sanitização de ambientes contra o COVID-19”.
Outro fator importante é que os testes de eficiência, que são o foco da iniciação científica, foram realizados através do LACI, empresa integrante da FPTE, através dos testes de Contagem Padrão de Microrganismos Mesófilos Aeróbios Viáveis em Exposição Ambiental.
O protótipo do nebulizador, que tem capacidade para 20 litros, foi colocado a prova junto com outros equipamentos já disponíveis no mercado para o fim de desinfecção e sanitização, tendo um resultado favorável tanto na aplicação quanto na ergonomia do equipamento, afirmou Angela Del Rio, Gestora da Linx.
A Unilins mantém um Programa de Iniciação Científica a partir do NuPe – Núcleo de Pesquisa, cujo objetivo é fomentar a pesquisa científica, viabilizando a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação do aluno no campo da pesquisa.
A parceria com empresas sempre é muito bem vinda, pois, na maioria dos casos, os projetos dos alunos que sempre buscam a criação de tecnologias para o bem da ciência e da sociedade, necessitam de investidores.