Ex-alunos de engenharia realizam 31º encontro - UNILINS

Ex-alunos de engenharia realizam 31º encontro

No sábado, feriado de 7 de setembro, a Associação de Ex-alunos de Lins – AELins realizou seu 31º Encontro no campus da Unilins. O objetivo, como sempre, é reforçar a amizade entre os colegas e fomentar negócios entre eles e a Escola.
A reunião de boas vindas foi realizada na sala 17, oportunidade em que a professora Maria Emilce, presidente da Fundação Paulista, fez uma acolhida carinhosa. O professor José Aparecido Queiroz, reitor da Unilins, falou aos ex-alunos e destacou a importância da manutenção da relação eles e a Escola.
Dentre as atividades do evento, a homenagem a um ex-aluno de cada turma presente e um passeio obrigatório pelo campus.
Foram homenageados os seguintes ex-alunos representantes das turmas participantes:
De 1940, o Engenheiro Civil Geraldo Barbosa Júnior, formado em 1979, trabalhou como Engenheiro de Obras no período de em quatro construtoras na área de incorporação e construção de edifícios, loteamentos, e saneamento. Em 1995 constituiu a empresa Excel Engenharia e Construções Ltda, onde atuou por 18 anos executando diversas obras, sendo que a maior atividade foi desenvolvida para o setor bancário, em todo o Brasil. De 2013 a 2014 trabalhou na cidade do Rio de Janeiro executando obras de infraestrutura para Copa 2014 e Olimpíadas de 2016. Atualmente trabalha como autônomo executando obras por administração em Londrina e região.
De 1945, o Engenheiro Civil Carlos Roberto Scomparin, formado em 1974, é pós-graduado Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Unicamp. Trabalhou na Construtora SEEBLA – Emilio Baungart em obras da Replan – Refinaria de Paulínia, da Petrobras. Executou fiscalização de obras para o Conesp – SP. Participou das obras de construção do estádio Alberto Silva – Albertão em Terezina – Piauí e do estádio Castelão em São Luiz – Maranhão. Participou de serviços de execução de fundações e estruturas para o Metro de São Paulo, Companhia Siderúrgica Nacional e Companhia Siderúrgica de Tubarão. Gerenciou obras para a Cia 51 de Bebidas, em Pirassununga. Atualmente é Diretor-proprietário da Construtora CRS, desenvolvendo projetos e obras em Pirassununga e região. Atua como Perito Judicial em Campinas e Região.
De 1950, o Engenheiro Civil Carlos Augusto Campanhã, formado em 1969, iniciou sua carreira no Laboratório de Mecânica dos Solos do IPT em São Paulo. Trabalhou na empresa de projetos Figueiredo Ferraz, atuando como gerente do departamento de túneis e escavações subterrâneas. Em 2001 fundou a CJC Engenharia de Projetos, especializada em projetos de obras de infraestrutura, com grande ênfase em projetos de túneis e obras subterrâneas. Tem mais de 30 artigos técnicos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais. Homenageado pelo Comitê Brasileiro de Túneis por ter levado a engenharia brasileira a diversos países do mundo, com grande destaque aos projetos de Poços de Grande Diâmetro que revolucionaram o mercado de obras subterrâneas no Brasil e na Europa. Atuou em projetos de destacada relevância, dentre os quais a Ferrovia do Aço nas décadas de 70 e 80; 40 estações de metrô e túneis de via em NATM e Shield, nos Metrôs de São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e Porto, em Portugal; Caracas e Los Teques, na Venezuela; Telaviv, em Israel; Lima, no Peru; e poços de grande diâmetro em Abhu Dabi, Emirados Árabes; túneis rodoviários no Rodoanel de São Paulo, nas Rodovias dos Imigrantes, Fernão Dias, Carvalho Pinto, Via Expressa Sul de Florianópolis, Contorno de Caraguatatuba, Rodovias na Ilha da Madeira, Portugal. Dentre os projetos, atualmente em execução, destacam-se os da Nova Pista da Rodovia dos Tamoios em São Paulo, a Linha G do Metrô do Porto, em Portugal, a Linha 2 e a Linha Leste do Metrô de São Paulo.
Outros engenheiros da turma EEL 1969, comemorando 50 anos de formatura, foram homenageados pela Unilins com a entrega de um Certificado de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à Engenharia Brasileira. Da esquerda para a direita: Engenheiro Civil Carlos Augusto Campanhã, Engenheiros Eletricistas João Bosco Quirino Espíndola e Julio Caio de Carvalho Matarazzo, e, novamente, o Engenheiro Civil Carlos Eduardo Epaminondas França.
Durante as discussões, uma das ideias já aprovada pelos presentes foi a de promover um encontro no dia 16 de maio de 2020, no Instituto de Engenharia de São Paulo, para reunir os colegas que moram próximos à Capital, facilitando sua participação nos assuntos que envolvem a Unilins.
Para o engenheiro José Proença Meirelles, as pessoas não sabem a verdadeira importância da escola até saírem dela. “A cada encontro que realizamos, fica mais claro para mim que os ex-alunos podem fazer muito mais pela escola”, disse ele.
O próximo encontro em Lins está agendado para o dia 16 de setembro de 2020.