Anterior
Fórum de P&D em sustentabilidade de parques solares no Brasil - UNILINS

Fórum de P&D em sustentabilidade de parques solares no Brasil

A Unilins, através do Núcleo de Pesquisa (NUPE)  recebeu os representantes da AES Brasil Eduardo Heraldo, Guilherme Maia Martins e Vitor Qouray, acompanhados também do Eng. Valdeci Russo representante da Maccaferri e da equipe de professores pesquisadores  Prof. Dr. Ricardo Molto, Profª Dra. Ana Maria Taddei Cardoso de Barros, Profª M.Sc. Clezi Conforto Zambon, Profº Dr. Luciano Soares de Souza e Prof. Dr. Cássio Luis Fernandes de Oliveira.

O Fórum teve como objetivo a apresentação do projeto que a  AES Brasil desenvolve em parceria com a Unilins para pesquisa e desenvolvimento de sustentabilidade em parques geradores de energia solar fotovoltaica.

O projeto testou alternativas de cobertura de solo com viabilidade técnico-econômica para serem implementadas em grande escala nos parques solares do Brasil e teve duração de 18 meses. A pesquisa contou com a participação de discentes dos cursos de Engenharia Civil, Roberto Augusto Nicolino e Letícia Isabel Vieria; e da Engenharia Ambiental e Sanitária, José Aphonso Debreix Rodrigues e Thaiany Caroliny De Falchi Aleixo.

Para o projeto, pensou-se em soluções que estruturasse mecanicamente as partículas de solo, que possibilitassem áreas de infiltração de água, reduzissem o crescimento vegetativo sem possibilitar a lixiviação de poluentes, além de controlar o processo erosivo sem a necessidade de aplicação de agroquímicos, gerando economia de recursos na limpeza e manutenção dos parques e redução de poeiras nas placas; o que aumenta a produtividade energética. Como cada usina possui particularidades devido as características geotécnicas serem diferentes entre as regiões do mundo, o projeto realizou ensaios laboratoriais e de campo.

Foram realizados ensaios de campo em três usinas fotovoltaicas da AES Brasil, através da implantação de áreas experimentais, que visaram verificar a eficiência das propostas, apontar necessidades de adequações ou a possibilidade de execução na área total.O Fórum foi o encerramento do projeto, onde as empresas parceiras AES Brasil, Maccaferri e Dynabase participaram na disseminação do conhecimento a respeito das pesquisas realizadas junto com a equipe de pesquisadores.

Galeria

Posso ajudar?