Maquetes reproduzem obras de Oscar Niemeyer - UNILINS

Maquetes reproduzem obras de Oscar Niemeyer

Como primeiro exercício da disciplina de Modelos e Maquetes, da professora Mestra Mariana Rossi,  os alunos do terceiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo fizeram modelos de estudo representando obras do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907-2012). O desafio foi espacializar a volumetria dos projetos usando apenas papel sulfite.
Vale lembrar que, em abril deste ano, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou definitivamente um conjunto de 27 obras de Niemeyer, localizadas em território brasileiro. O tombamento é fruto de um trabalho técnico de anos. O processo teve início em 2007, na ocasião da comemoração do centenário do arquiteto.
Entre as obras que agora estão protegidas contra demolições e descaracterizações, estão o conjunto projetado para o Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Palácio do Planalto e a Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Fica aqui nossa homenagem ao arquiteto e o convite para conhecer mais sobre o patrimônio arquitetônico brasileiro!
Aqui estão alguns resultados!