Anterior
Palestra: Aquecedor Solar de baixo custo  - UNILINS

Palestra: Aquecedor Solar de baixo custo 

No dia 29/03, de acordo com a programação em comemoração ao dia da água, a Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária realizou uma palestra para cerca de 50 adolescentes do Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade – CEMIC. A temática desenvolvida teve como objeto o Aquecedor Solar de baixo custo, referente ao projeto resultante dos estudos de doutorado do Prof. Dr. José Aparecido Silva de Queiroz, mais conhecido como professor Zezão.

Na ocasião, o professor José Queiroz enfatizou a importância do projeto, destacando que, embora desenvolvido e implementado dentro de uma Unidade Prisional (o Centro de Ressocialização – CR – de Lins), os resultados do projeto impactam, direta e indiretamente, o município em que está inserido. Diretamente, pela economia no uso da água pelos reeducandos do CR, seja pela instalação de dispositivo redutor de vazão, seja pelo aquecimento de água que facilita a higiene de pessoas e utensílios. Indiretamente, pela não transferência de custos, dentre os quais aqueles vinculados a despesas médicas para tratamento de doenças provocadas pelos banhos frios em períodos de baixa temperatura. As pessoas presentes também puderam aprender, de forma dinâmica, através dos materiais disponíveis nos laboratórios de engenharia da Unilins, tanto como o projeto foi desenvolvido e funciona quanto a própria dinâmica de geração de energia elétrica.

Um destaque do evento foi a presença do senhor Abílio, representando o CR de Lins, que entregou um certificado ao Professor José Queiroz por toda sua atuação devotada à instituição durante a construção do Aquecedor solar, além de outros serviços prestados. Ao final, foram sorteados alguns brindes disponibilizados pela Sabesp.

Galeria

Posso ajudar?