Gestão e Engenharia
de Rodovias
Sobre o curso
O Curso de Pós-graduação em “Gestão e Engenharia de Rodovias” caracteriza-se como um dos caminhos profícuos para aquele que deseja contribuir para o setor que mais cresce no país – a engenharia de rodovias. E representa o esforço necessário para atualizar e ampliar os conhecimentos tradicionais adquiridos na graduação, e capacitar profissionais da área ou que nela pretendem ingressar, a atuarem com responsabilidade e segurança, na elaboração, coordenação e fiscalização de projetos que visam a construção de rodovias, a operação e o gerenciamento de sua malha viária.
Você desenvolverá competências, como:
- O Curso de Especialização constitui uma contribuição fundamental para a engenharia rodoviária, ilustrando e apontando caminhos seguros para a obtenção de resultados satisfatórios, para os quais também concorrem o bom senso, a inteligência, as reminiscências e a habilidade de unir prática e teoria que devem caracterizar o engenheiro de rodovias.
- O especialista em “Gestão e Engenharia de Rodovias”, egresso da UNILINS, estará habilitado a atuar em áreas específicas do planejamento, projeto, construção, gestão, operação, monitoramento e fiscalização da concessão rodoviária, e estará apto a realizar estudos preliminares e de viabilidade técnica e econômica de implantação de novos trechos de rodovias; realizar projetos de estradas, ensaios de laboratório e dimensionamento de pavimentos; gerenciar pavimentos e inspecionar pontes; bem como operar rodovias, sempre buscando maximizar os benefícios e reduzir custos, com vistas à segurança viária, apoiando-se em ferramentas da engenharia de tráfego, sistemas inteligentes de transportes e de geoprocessamento.
Entre em contato e entenda muito mais habilidades e competências que o curso poderá lhe proporcionar.
Programa
Prognóstico e Avaliação de Impactos Ambientais. Diagnóstico ambiental, meio físico, biótico, antrópico, padrões de desempenho. Licenciamento ambiental.
Elementos Geométricos de Vias para Projeto. Curvas Horizontais Circulares e de Transição. Superelevação. Sobrelargura. Distância de Visibilidade. Curvas Verticais. Serviços de Terraplenagem. Compensação de Volumes. Fatores de Conversão. Quantificação dos Serviços. Alinhamentos. Tipos de Interseções Rodoviárias.
Projeto e Construção de Pavimentos Flexíveis – Regularização, reforço, sub-bases, base e revestimentos betuminosos. Projeto e Construção de Pavimentos Rígidos. Tensões, deformações e vida útil em serviço.
Tipos de agregados. Granulometria. Classificação comercial. Método de Ruthfucs. Abrasão Los Angeles. Ensaios de Compactação e Capacidade de Suporte. Ensaios com Ligantes Asfálticos. Composição de corpos de prova. Energias de compactação. Traçado e interpretação dos resultados.
Tempo de Concentração. Precipitação. Interceptação. Drenagem de transposição de talvegues. Drenagem superficial. Drenagem do pavimento. Drenagem subterrânea ou profunda. Fundamentos da drenagem de travessia urbana. Emprego de Geotêxteis. Especificação de serviços.
Escolha do Tipo Estrutural da Ponte. Sistemas Construtivos. Infraestruturas, Mesoestruturas, Superestruturas, Escoramentos e Planos de Concretagem. Tipos de protensão e sua representação no projeto. Considerações Econômicas. Inspeção e Segurança de Pontes
Planilhas de Preços e de Custos da Obra. Composição do Custo Unitário dos Serviços. Cálculo do BDI (composição e interpretação). Cálculo do Índice de Encargos Sociais (composição e interpretação). Analise da consistência entre a equipe de trabalho e a composição de custo. Cronograma Físico-Financeiro da Obra. Sistemas de Pesquisas de Custos.
Orientação personalizada para o desenvolvimento do projeto prático do aluno.
Apresentação do projeto desenvolvido ao longo do módulo, com feedback estruturado.
Análise de Impactos dos Projetos de Transportes. Custos, Benefícios, Impactos Sociais. Análise de Viabilidade Econômica. Valor Presente. Taxa Interna de Retorno. Seleção Econômica de Alternativas. Análise Multiobjetivo. Matriz de Impactos.
Manuais Brasileiro de Sinalização Trânsito. Sistemas de Controle do tráfego. Semáforos: fundamentos, programação da operação, avaliação do desempenho. Definição e Controle de Velocidade. Dispositivos de Segurança e Contenção Rodoviaria. Defensas metálicas; Barreiras de concreto; Dispositivos anti-ofuscamento; Barreiras acústicas; Atenuadores de impacto.
Métodos de identificação de Locais Críticos. Técnicas de Análise de Acidente de Trânsito. Identificação de Fatores internos causais dos Acidentes. Técnicas de Vistoria em Campo e Auditoria de Segurança Viária. Exposição de Técnicas de Engenharia de Tráfego Disponíveis. Avaliação e Monitoramento de Resultados.
Evidências físicas e temporais. Identificação, tratamento e mensuração. Sinistro de Trânsito.
Cadeia psicocomportamental e mecanismo de reparação. Causas Físico-Geométricas; Causas por Intempéries; Causas de ação simples; Causas de ação associada; Causas Humanas; Causas Humanas Passivas; Causas Humanas Ativas. Pericia de Trânsito. Técnicas de Elaboração de Laudos.
Orientação personalizada para o desenvolvimento do projeto prático do aluno.
Apresentação do projeto desenvolvido ao longo do módulo, com feedback estruturado.
ITS em operações rodoviárias: arquitetura, lógica e física; subsistemas; serviços e pacotes de mercado; áreas funcionais. Gerenciamento de Transporte. Gerenciamento de Vias Expressas. Sistemas de Informação ao Viajante. Gerenciamento de Emergências. Transporte Público. Gerenciamento de Tráfego e Pedágio Eletrônico. Operação de Veículos comerciais e Movimentação de Carga. Fluidez; aumento da produtividade em rota. Painéis de mensagens variáveis; call boxes; Centros de Controle Operacional (CCO); Integração de ITS’s.
Estudos dos impactos de polos geradores de tráfego. Processo de Licenciamento de PGV’s baseado em Estudo de Impacto Ambiental. Baseado em Estudo de Impacto de Vizinhança. Baseado em Legislação Urbanística e de Faixa de Domínio. Resoluções do CONAMA. Medidas mitigadoras.
Características básicas e componentes de um SIG. Matrizes. Redes. Técnicas de geoprocessamento, GPS, sensoriamento remoto e SIG como eficientes ferramentas para a interpretação, qualificação e quantificação de fenômenos naturais. Mapas e Relatórios. Análise Espacial em Transportes, Meio Ambiente e Ocupação do Solo.
Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGP). Coleta e processamento dos dados de inventário. Gerência do banco de dados. Desempenho dos Pavimentos. Caracterização e avaliação da irregularidade longitudinal. Avaliação da Capacidade Estrutural dos Pavimentos. Defeitos superficiais. Dimensionamento de reforços. Modelos de desempenho de pavimentos flexíveis e rígidos. Análise das capacidades estrutural e funcional de pavimentos. Restauração e Recuperação de Pavimentos. Estratégias de Manutenção e Reabilitação.
Escolha 1:
- Ferramentas e softwares para gestão de projetos
- Gerenciamento de projetos com métodos ágeis
- Gerenciamento estratégico de projetos
- Gestão de Projetos: princípios e metodologias
Escolha 2:
- Economia
- Economia e gestão financeira
- Riscos e crises financeiras
Escolha 3:
- Fundamentos da Logística
- Logística
- Logística no e-commerce
- Supply Chain Management
- Tecnologias aplicadas à logística
Prognóstico e Avaliação de Impactos Ambientais. Diagnóstico ambiental, meio físico, biótico, antrópico, padrões de desempenho. Licenciamento ambiental.
Elementos Geométricos de Vias para Projeto. Curvas Horizontais Circulares e de Transição. Superelevação. Sobrelargura. Distância de Visibilidade. Curvas Verticais. Serviços de Terraplenagem. Compensação de Volumes. Fatores de Conversão. Quantificação dos Serviços. Alinhamentos. Tipos de Interseções Rodoviárias.
Projeto e Construção de Pavimentos Flexíveis – Regularização, reforço, sub-bases, base e revestimentos betuminosos. Projeto e Construção de Pavimentos Rígidos. Tensões, deformações e vida útil em serviço.
Tipos de agregados. Granulometria. Classificação comercial. Método de Ruthfucs. Abrasão Los Angeles. Ensaios de Compactação e Capacidade de Suporte. Ensaios com Ligantes Asfálticos. Composição de corpos de prova. Energias de compactação. Traçado e interpretação dos resultados.
Tempo de Concentração. Precipitação. Interceptação. Drenagem de transposição de talvegues. Drenagem superficial. Drenagem do pavimento. Drenagem subterrânea ou profunda. Fundamentos da drenagem de travessia urbana. Emprego de Geotêxteis. Especificação de serviços.
Escolha do Tipo Estrutural da Ponte. Sistemas Construtivos. Infraestruturas, Mesoestruturas, Superestruturas, Escoramentos e Planos de Concretagem. Tipos de protensão e sua representação no projeto. Considerações Econômicas. Inspeção e Segurança de Pontes.
Planilhas de Preços e de Custos da Obra. Composição do Custo Unitário dos Serviços. Cálculo do BDI (composição e interpretação). Cálculo do Índice de Encargos Sociais (composição e interpretação). Analise da consistência entre a equipe de trabalho e a composição de custo. Cronograma Físico-Financeiro da Obra. SICRO2. SINAPI.
Análise de Impactos dos Projetos de Transportes. Custos, Benefícios, Impactos Sociais. Análise de Viabilidade Econômica. Valor Presente. Taxa Interna de Retorno. Seleção Econômica de Alternativas. Análise Multiobjetivo. Matriz de Impactos.
Teoria do Fluxo de Tráfego, Variáveis de Demanda, de Serviço e de Oferta. Análise do Fluxo Contínuo de Tráfego. Análise de Fluxo Interrompido. Análise Macroscópica. Análise Microscópica. Teoria de Filas. Hierarquia e Função Viária.
Manuais Brasileiro de Sinalização Trânsito. Sistemas de Controle do tráfego. Semáforos: fundamentos, programação da operação, avaliação do desempenho. Definição e Controle de Velocidade. Dispositivos de Segurança e Contenção Rodoviaria. Defensas metálicas; Barreiras de concreto; Dispositivos anti-ofuscamento; Barreiras acústicas; Atenuadores de impacto.
Métodos de identificação de Locais Críticos. Técnicas de Análise de Acidente de Trânsito. Identificação de Fatores internos causais dos Acidentes. Técnicas de Vistoria em Campo e Auditoria de Segurança Viária. Exposição de Técnicas de Engenharia de Tráfego Disponíveis. Avaliação e Monitoramento de Resultados.
Evidências físicas e temporais. Identificação, tratamento e mensuração. Sinistro de Trânsito.
Cadeia psicocomportamental e mecanismo de reparação. Causas Físico-Geométricas; Causas por Intempéries; Causas de ação simples; Causas de ação associada; Causas Humanas; Causas Humanas Passivas; Causas Humanas Ativas. Pericia de Trânsito. Técnicas de Elaboração de Laudos.
ITS em operações rodoviárias: arquitetura, lógica e física; subsistemas; serviços e pacotes de mercado; áreas funcionais. Gerenciamento de Transporte. Gerenciamento de Vias Expressas. Sistemas de Informação ao Viajante. Gerenciamento de Emergências. Transporte Público. Gerenciamento de Tráfego e Pedágio Eletrônico. Operação de Veículos comerciais e Movimentação de Carga. Fluidez; aumento da produtividade em rota. Painéis de mensagens variáveis; call boxes; Centros de Controle Operacional (CCO); Integração de ITS’s.
Estudos dos impactos de polos geradores de tráfego. Processo de Licenciamento de PGV’s baseado em Estudo de Impacto Ambiental. Baseado em Estudo de Impacto de Vizinhança. Baseado em Legislação Urbanística e de Faixa de Domínio. Resoluções do CONAMA. Medidas mitigadoras.
Características básicas e componentes de um SIG. Matrizes. Redes. Técnicas de geoprocessamento, GPS, sensoriamento remoto e SIG como eficientes ferramentas para a interpretação, qualificação e quantificação de fenômenos naturais. Mapas e Relatórios. Análise Espacial em Transportes, Meio Ambiente e Ocupação do Solo.
Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGP). Coleta e processamento dos dados de inventário. Gerência do banco de dados. Desempenho dos Pavimentos. Caracterização e avaliação da irregularidade longitudinal. Avaliação da Capacidade Estrutural dos Pavimentos. Defeitos superficiais. Dimensionamento de reforços. Modelos de desempenho de pavimentos flexíveis e rígidos. Análise das capacidades estrutural e funcional de pavimentos. Restauração e Recuperação de Pavimentos. Estratégias de Manutenção e Reabilitação.
Público Alvo
Graduados em Engenharia Civil ou de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Geologia ou em áreas relacionadas e Administração.
Investimento
Matrícula +17 parcelas de R$ 520,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula +17 parcelas de R$ 650,00 – valor integral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 390,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 487,50 – valor integral
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Certificados
Ao ser aprovado no curso, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido pela UNILINS.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.
Laboratório e Equipamentos
AO VIVO - ON-LINE
370 horas
12 meses
LÚCIA MARIA BRANDÃO (Mestre)
Mestre em Engenharia e Transportes pela Escola Politécnica da USP, tendo cumprido créditos para Doutorado na mesma área na Escola de Engenharia da USP de São Carlos graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Consultora em Engenharia de Transportes, desde 1986, de órgãos públicos administradores de trânsito e de empresas privadas no Brasil e América Latina. Docente Universitária e Coordenadora Pedagógica de Cursos de Especialização Lato Sensu em Gestão e Engenharia de Trânsito e Transportes, e de engenharia de Rodovias em várias capitais brasileiras. Atualmente é Diretora de Engenharia na Empresa PROENGE ENGENHARIA (desde 2004) e Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu em Infraestrutura, Projetos e Gestão de Rodovias, no Programa de Pós-Graduação da UNILINS.
Pós-Graduação Unilins
1 + 18 parcelas de R$ 432,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês
Conheça a
Jéssica Saraiva
Professor(a)
Gestão e Engenharia de Rodovias
Titulação: Especialista
Metodologia e Investimento
- Aulas Síncronas - ao vivo
O curso será composto de aulas síncronas (ao vivo) e 3 encontros presenciais.
As aulas síncronas (ao vivo) serão aos sábados, das 8h às 14h, na plataforma meet ou similar.
Os encontros presenciais acontecerão para a realização de três aulas de laboratório (informática e solos).
Para cada disciplina serão realizadas atividades, que equivalem 40% da frequência do aluno.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 432,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 540,00 – Valor Integral
ou
Matrícula + 24 parcelas de R$ 324,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula + 24 parcelas de R$ 405,00 – Valor Integral
Ex-alunos e colaboradores de empresas conveniadas, entrem em contato!
Sobre o curso:
Diferenciais sobre o curso:
- O Curso de Especialização constitui uma contribuição fundamental para a engenharia rodoviária, ilustrando e apontando caminhos seguros para a obtenção de resultados satisfatórios, para os quais também concorrem o bom senso, a inteligência, as reminiscências e a habilidade de unir prática e teoria que devem caracterizar o engenheiro de rodovias.
- O especialista em “Gestão e Engenharia de Rodovias”, egresso da UNILINS, estará habilitado a atuar em áreas específicas do planejamento, projeto, construção, gestão, operação, monitoramento e fiscalização da concessão rodoviária, e estará apto a realizar estudos preliminares e de viabilidade técnica e econômica de implantação de novos trechos de rodovias; realizar projetos de estradas, ensaios de laboratório e dimensionamento de pavimentos; gerenciar pavimentos e inspecionar pontes; bem como operar rodovias, sempre buscando maximizar os benefícios e reduzir custos, com vistas à segurança viária, apoiando-se em ferramentas da engenharia de tráfego, sistemas inteligentes de transportes e de geoprocessamento.
Público Alvo
Graduados em Engenharia Civil ou de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Geologia ou em áreas relacionadas e Administração.
Fundamentação Legal / Atribuições:
MEC: Curso regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato-Sensu, em nível de especialização.
Coordenação
LÚCIA MARIA BRANDÃO (Mestre)
Mestre em Engenharia e Transportes pela Escola Politécnica da USP, tendo cumprido créditos para Doutorado na mesma área na Escola de Engenharia da USP de São Carlos graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Consultora em Engenharia de Transportes, desde 1986, de órgãos públicos administradores de trânsito e de empresas privadas no Brasil e América Latina. Docente Universitária e Coordenadora Pedagógica de Cursos de Especialização Lato Sensu em Gestão e Engenharia de Trânsito e Transportes, e de engenharia de Rodovias em várias capitais brasileiras. Atualmente é Diretora de Engenharia na Empresa PROENGE ENGENHARIA (desde 2004) e Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu em Infraestrutura, Projetos e Gestão de Rodovias, no Programa de Pós-Graduação da UNILINS.
Gestão e Engenharia de Rodovias
Titulação: Especialista
Objetivos
Contribuir para a formação e capacitação gerencial dos profissionais da área de engenharia de rodovias, que pretendem aprofundar seus conhecimentos.
Específicos
Capacitar profissionais atuantes na área, ou que nela pretendem ingressar, dentro das exigências atuais do mercado brasileiro no que se refere à gestão e engenharia de rodovias.
Aprimorar os conhecimentos técnicos de profissionais que já trabalham ou pretendem trabalhar na área de engenharia de rodovias, fornecendo-lhes uma base sólida de conhecimentos práticos e teóricos que irá permitir-lhes um melhor desempenho em suas atividades profissionais.
Proficiências e Competências que o profissional deverá desenvolver:
Proficiências:
O formando do Curso de Especialização em Engenharia de Rodovias estará habilitado a atuar em áreas específicas do planejamento, projeto, construção, gestão, operação, monitoramento e fiscalização da concessão rodoviária.
Competências:
O especialista em “Gestão e Engenharia de Rodovias”, egresso da UNILINS, estará apto a realizar estudos preliminares e de viabilidade técnica e econômica de implantação de novos trechos de rodovias; realizar projetos de estradas, ensaios de laboratório e dimensionamento de pavimentos; gerenciar pavimentos e inspecionar pontes; bem como operar rodovias, sempre buscando maximizar os benefícios e reduzir custos, com vistas à segurança viária, apoiando-se em ferramentas da engenharia de tráfego, sistemas inteligentes de transportes e de geoprocessamento.
Campo de Atuação:
Atuação em áreas específicas do planejamento, projeto, construção, gestão, operação, monitoramento e fiscalização da concessão rodoviária, junto a empresas de consultoria em engenharia de rodovias, a concessionária de rodovias, ou órgãos da administração pública em níveis federal, estadual ou municipal.
Público Alvo
Formados em Engenharia Civil ou de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Geologia ou em áreas relacionadas, e Administração.
Corpo Docente: Formado por Especialistas, Mestres e Doutores com experiência na área.
Fundamentação Legal: Curso regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato-Sensu, em nível de especialização.
Documentos necessários para matrícula
– RG;
– CPF;
– Título de Eleitor;
– Certificado de Reservista ou alistamento militar;
– Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Diploma (frente e verso);
– Uma foto 3X4;
– Comprovante de residência;
* As cópias deverão ser autenticadas em cartório ou sem autenticação, acompanhadas dos originais.
LÚCIA MARIA BRANDÃO (Mestre)
Mestre em Engenharia e Transportes pela Escola Politécnica da USP, tendo cumprido créditos para Doutorado na mesma área na Escola de Engenharia da USP de São Carlos graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Consultora em Engenharia de Transportes, desde 1986, de órgãos públicos administradores de trânsito e de empresas privadas no Brasil e América Latina. Docente Universitária e Coordenadora Pedagógica de Cursos de Especialização Lato Sensu em Gestão e Engenharia de Trânsito e Transportes, e de engenharia de Rodovias em várias capitais brasileiras. Atualmente é Diretora de Engenharia na Empresa PROENGE ENGENHARIA (desde 2004) e Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu em Infraestrutura, Projetos e Gestão de Rodovias, no Programa de Pós-Graduação da UNILINS.
O curso será composto de aulas síncronas (ao vivo) e 5 encontros presenciais.
As aulas síncronas (ao vivo) serão aos sábados, das 8h às 14h, na plataforma meet ou similar.
Os encontros presenciais acontecerão para a realização de 2 (duas) aula de laboratório, bem como 3 (três) encontros ao final de cada módulo, quando os alunos realizarão as provas e as apresentações dos projetos.
Para cada módulo serão ofertadas as disciplinas de Mentoria de Projetos e Apresentação de Projetos, para que o aluno, com o acompanhamento on-line de um mentor, desenvolva e apresente o seu projeto.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 432,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 540,00 – Valor Integral
ou
Matrícula + 24 parcelas de R$ 324,00 para pagamento até o dia 10 de cada mês.
Matrícula + 24 parcelas de R$ 405,00 – Valor Integral
Ex-alunos e colaboradores de empresas conveniadas, entrem em contato!
Módulo I: Estudos, Planejamento e Projetos da Infraestrutura de Rodovias (160h) | |
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Disciplinas | Carga Horária |
Análise e Estudos Ambientais | 12h |
Projeto Geométrico de Vias e Terraplenagem | 12h |
Dimensionamento da Infraestrutura de Pavimentos Rodoviários | 18h |
Ensaios e Controle de Obras de Pavimentação | 12h |
Hidrologia e Obras-de-arte Correntes | 18h |
Obras-de-arte Especiais | 12h |
Custos e Orçamento de Obras Rodoviárias | 12h |
Projeto de Mentoria I | 56h |
Apresentação de Projeto de Mentoria I | 8h |
Módulo II: Projeto e Operação de Rodovias (120h) | |
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Disciplinas | Carga Horária |
Avaliação Econômica de Projetos Rodoviários | 12h |
Engenharia de Tráfego Rodoviário | 18h |
Projetos de Sistemas de Controle de Tráfego e de Dispositivos de Contenção | 12h |
Segurança Viária | 18h |
Laudos e Perícias de Acidentes de Trânsito | 12h |
Projeto de Mentoria II | 40h |
Apresentação de Projeto de Mentoria II | 8h |
Módulo III: Gestão de Rodovias (80h) | |
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Disciplinas | Carga Horária |
Sistemas Inteligentes de Transportes e de Gestão de Tráfego | 12h |
Análise Polo Gerador de Viagens | 6h |
Geoprocessamento Aplicado a Projetos de Rodovias | 12h |
Gerência de Pavimentos | 18h |
Projeto de Mentoria III | 24h |
Apresentação de Projeto de Mentoria III | 8h |
Carga total do curso: 360h