Professores da Unilins se destacam na Revista CREA São Paulo - UNILINS

Professores da Unilins se destacam na Revista CREA São Paulo

Os professores da Unilins – Centro Universitário de Lins, Profa. Dra. Eng. Amb. Ana Maria Taddei Cardoso de Barros e Prof. Dr. Eng. Civ. Ricardo Molto Pereira, foram destaques na 13a edição da Revista CREA São Paulo, com o tema “Corrida da Transição Energética”. A publicação abordou a mobilização emergencial da área tecnológica, trazendo à tona desafios e soluções inovadoras para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e eventos meteorológicos extremos.

Profa. Ana Maria: Soluções Ambientais para Enfrentar as Mudanças Climáticas Em sua participação, a Profa. Dra. Ana Maria ressaltou a importância de aumentar as áreas de infiltração em projetos urbanos como uma das primeiras medidas para mitigar os efeitos das chuvas intensas. Segundo a professora, “a promoção da infiltração contribui significativamente para a redução do escoamento superficial”. Ela sugere a combinação dessa prática com outras soluções sustentáveis, como bacias de retenção e detenção, praças, calçadas verdes, pisos permeáveis e coberturas vegetais, como alternativas ao concreto em áreas urbanas.
Além disso, Ana Maria destacou a relevância de infraestruturas que auxiliam no gerenciamento da água da chuva, como os “jardins esponjas”, que reduzem o risco de inundações e ajudam a minimizar os efeitos das ondas de calor. Segundo a docente, esses elementos são cruciais para a resiliência urbana frente às mudanças climáticas.

Prof. Ricardo Molto: Normas e Inovações em Drenagem Urbana O Prof. Dr. Ricardo Molto Pereira complementou as discussões trazendo uma visão sobre a necessidade de normas específicas para drenagem urbana, afirmando que “precisaríamos, primeiramente, ter uma norma para drenagem, o que, por incrível que pareça, não existe ainda”. Para ele, a criação dessa norma seria essencial para possibilitar inovações e o desenvolvimento de soluções baseadas em modelagens hidráulicas e hidrológicas adequadas às demandas atuais. Molto destacou ainda que, em áreas onde as inundações são recorrentes, a técnica de edificações suspensas (palafitas) pode ser uma solução eficaz. Além disso, reforçou a necessidade de um planejamento urbano que contemple a retenção de águas para os períodos de seca e sistemas eficientes de escoamento para minimizar os impactos das chuvas intensas.

Unilins agradece aos professores pela dedicação e destaque na Revista CREA São Paulo. É com grande orgulho que vemos o trabalho dos nossos docentes, Profa. Dra. Ana Maria Taddei Cardoso de Barros e Prof. Dr. Ricardo Molto Pereira.

Revista completa: Clique aqui