Resultado do PIC – Importância da iniciação científica na carreira profissional - UNILINS

Resultado do PIC – Importância da iniciação científica na carreira profissional

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNILINS – 2019
OS 10 PROJETOS MAIS BEM AVALIADOS
Proteção social da criança e do adolescente em situação de acolhimento institucional: o olhar dos profissionais do sistema de garantia de direitos.
Configuração dos espaços verdes no tecido urbano de Lins: estudo de praças.
Contribuição da arquitetura para a qualidade de vida em residências terapêuticas: diretrizes projetuais.
Peneira automática com descarte automático de rejeitos.
O impacto da proposta de reforma da previdência na seguridade social brasileira.
Sistema para higienização de utensílios de cozinhas de um sistema prisional com aplicação de energia solar com o objetivo de reduzir consumo de água.
Investigação do efeito antiproliferativo das infusões de Annona Muricata utilizando o sistema teste Allium Cepa.
Desenvolvimento de uma planta didática termossolar de concentrador cilindro-parabólico com sistema de reaproveitamento de fluido.
Estudo sobre as causas e os impactos ao meio ambiente provenientes do rompimento da barragem de Brumadinho – MG.
Análise do sistema construtivo concreto PVC.
DEMAIS PROJETOS APROVADOS
Análise comparativa do concreto convencional e do concreto com potencial de auto cicatrização.
Estudo da carbonatação em concreto.
Parametrização de ensaios de desempenho em alvenaria estrutural: blocos estruturais com concreto.
Utilização de material fresado para pavimentação.
Acolhimento institucional e a saída por maioridade.
Infraestrutura verde nas zonas urbanas: um estudo na cidade de Lins-SP.
Estudos dos métodos de remediação do solo contaminado por hidrocarbonetos de petróleo e seus derivados.
Sistema interativo de comunicação.
Poluição luminosa e como impacta nos animais.
A depressão na gestação e no puerpério um olhar da estratégia saúde da família.
Avaliação pós-ocupação (apo) de biblioteca universitária.
Estudo de sistemas de separação de água e óleo.
Análise hidráulica do canal do córrego Campestre.
Úlcera venosa crônica: um relato de caso.
Edificações com paredes em concreto armado moldadas “in loco” – unifamiliares e multifamiliares.
Análise de técnicas de remediação de água contaminada por derivados de petróleo.
Empreendendo em tempos de crise: o marketing de rede e suas relações comerciais.
Emprego de painéis solares como elementos arquitetônicos, uma proposta para o calçadão de Lins-SP.

Importância da iniciação científica na carreira profissional

Participar de programas de Iniciação Científica é de suma importância para a formação profissional dos estudantes da graduação. Além de despertar a vocação científica, essa atividade incentiva e estimula o pensamento criativo.

A Iniciação Científica coloca o estudante em contato com o universo acadêmico, enriquece seu currículo e o aproxima mais dos professores que podem ajudar no direcionamento de sua carreira.

O programa não beneficia apenas a vida acadêmica. É uma excelente oportunidade para que o aluno tenha acesso a novas teorias, aprenda a desenvolver técnicas de pesquisas e consiga produzir um artigo conforme as normas da ABNT. Outra possibilidade é utilizar o projeto da iniciação científica como tema para o trabalho de conclusão de curso – TCC.

Produzir uma pesquisa promove o desenvolvimento pessoal e profissional e torna o aluno mais crítico e exigente consigo mesmo.

É importante que o aluno desenvolva um projeto para entender o tema e verificar se ele se adéqua à realidade. Uma dica para facilitar o trabalho é buscar respostas para as seguintes questões:

• por que estou realizando a pesquisa?
  • o que é preciso para realizar essa pesquisa?
  • tenho afinidade com o tema?
  • qual é a melhor maneira de viabilizar a pesquisa?

A partir dessas respostas o estudante terá um percurso mais tranquilo em busca do seu objetivo.

Assista os depoimentos de quem reconhece a importância da Iniciação científica.