43 mulheres iniciaram os estudos a distância na Unilins - UNILINS

43 mulheres iniciaram os estudos a distância na Unilins

Um grupo de sentenciadas da Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lário Vianna”, de Pirajuí, deu início a um novo capítulo em suas vidas ao alcançar o sonhado ingresso ao Ensino Superior. Quarenta e três reeducandas começaram a cursar Gestão em Recursos Humanos, oferecido pelo Centro Universitário de Lins – Unilins, em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).

O curso possui 1.735 horas e faz parte do projeto de Ensino Superior a Distância para pessoas privadas de liberdade, que visa oferecer capacitação profissional e técnica para as internas. Será a oportunidade para elas se reinserirem no mercado de trabalho assim que saírem do cárcere.

“Este curso representa minha transformação de vida e de futuro, visto que o conhecimento é um degrau necessário para a mudança. Vou absorver tudo o que for apresentado nas aulas, a fim de ser utilizado dentro de grandes empresas as quais sonho em trabalhar”, conta uma das alunas.

Graziella Fernanda Rodrigues Costa, diretora geral do estabelecimento prisional, destaca que a educação é fundamental para a reintegração social das detentas. “Oferecer a chance para essas mulheres concluírem o ensino superior é essencial. Nosso objetivo é gerar uma expectativa ampla e trazer esperança concreta para a transformação e realização de seus sonhos”, explica.

Convênio com a Unilins

No ano passado, a parceria entre SAP e Unilins, por meio do convênio da Funap, graduou 40 reeducandos, entre homens e mulheres, que cumprem pena em unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN).

Ao todo, custodiados de 19 presídios estão participando do projeto de Educação a Distância (Ead) com bolsas de estudo ofertadas pelo centro universitário.