Desafio: Estrutura de Palito de Madeira - UNILINS

Desafio: Estrutura de Palito de Madeira

Nesta segunda-feira, 23 de maio, no Ginásio Poliesportivo “Profa. Penha Izar dos Santos Marreira”, a Unilins realizou o Desafio da Estrutura de Palito de Madeira, envolvendo os alunos do 1º ao 9º semestre dos diversos cursos de Engenharia e do curso de Arquitetura e Urbanismo. Foram apresentadas 14 estruturas de pontes.

O Desafio era a Construção de um Vão-Livre de 3m, sem limite de peso, podendo-se utilizar qualquer tipo de palito, linha e cola para isso. O critério de avaliação era conseguir manter o Vão de 3 m por, no mínimo, 30 minutos, apresentando, além disso, a melhor estética.

Dando início ao evento, os alunos tiveram 30 minutos para deixar sua estrutura pronta para ser avaliada pelo júri, composto por 5 professores. Cada ponte foi identificada com um nome e o correspondente custo de sua construção.

Os grupos puderam ser formados com o máximo de 7 membros, integrando desde alunos do 1º semestre, que estão finalizando a disciplina de Oficina de Projetos, até os alunos que estão finalizando o 9º semestre. Para estes, a participação era requisito obrigatório da disciplina de Estruturas Metálicas e de Madeira.

O objetivo do evento foi proporcionar uma oportunidade de aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas cursadas nos diversos cursos, colocando-as em prática.

Os 14 grupos projetaram, planejaram e executaram as estruturas de suas pontes. O fato de ser um Desafio produziu uma pitada de adrenalina a mais nos participantes, gerando uma competição lúdica e uma grande interação entre todos os participantes.

Seguem-se os resultados obtidos:

1º Lugar: Alunos de Engenharia Civil do 5º Semestre: Adrieli Aparecida Prieto Varas, Alessandro Alisson Vasconcelos, Hugo de Carvalho Bezerra,  Luciana Aparecida Fioramonte e Nayane Arrotheia de Souza.

2º Lugar: Alunos de Engenharia Civil do 1º, 5º e 9º semestres: Igor Guilherme de Lima Cattaneo, Diego Yamaguishi, Thiago Vinicio Olympio, Vinicius Bernardes Bonjardim, Sergio Gabriel Melges Carlos, Raul Manzoli e Felipe.

3º Lugar: Alunos de Arquitetura e Urbanismo do 3º semestre: Bruna Dias Prado Martins Silva, Ana Luzia Reis Santos, Lívia Caroline Ramos Vieira, Lara da Silva Bernardo, Olegário Lopes, Isabela Dantas e Stela Maria Lemos Borges.