Enfermagem realizou atividades educativas sobre o COVID19 - UNILINS

Enfermagem realizou atividades educativas sobre o COVID19

Diversas escolas, unidades de saúde e empresas da microrregião de Lins, receberam professores e alunos do curso de Enfermagem da Unilins para realização de atividades educativas sobre a pandemia que continua a assolar o mundo.
Dentre as atividades, foram transmitidas informações detalhadas acerca do assunto, bem como as providências em higiene pessoal e dados históricos sobre o Covid19.
O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus.
De forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas, que são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado.
Os sintomas mais conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.
Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  •  Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.
Todos os pacientes que receberem alta durante os primeiros 7 dias do início do quadro (qualquer sintoma independente de febre), devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como: aparecimento de febre (podendo haver casos iniciais sem febre), elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispnéia (falta de ar).