Anterior
Engenharia Elétrica e de Automação fazem live sobre tecnologias aplicadas à gestão de energia - UNILINS

Engenharia Elétrica e de Automação fazem live sobre tecnologias aplicadas à gestão de energia

No dia 27 de maio, quarta-feira, a Unilins transmitiu uma live sobre gestão de energia que contou com as participações do engenheiro José Vital, coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Automação e Controle, e do convidado especial Gilberto Júnior, tecnólogo em gestão de energia, que falou diretamente de Florianópolis, Santa Catarina, estado considerado um dos grandes pólos tecnológicos de energia que mais cresceram no país. O Engenheiro Erick Ruas foi o mediador da live.
As discussões abordaram assuntos relacionados às classificações das unidades consumidoras de energia elétrica, as diferenças entre o mercado livre e o mercado cativo de energia e como a sazonalidade e as alterações climáticas influenciam nos valores de produção e consumo.
Respondendo a perguntas dos internautas, Gilberto, citou o setor da metalurgia como um dos maiores consumidores de energia, com faturas mensais que atingem milhões de reais.
Comentou também sobre os diversos modos de geração de energia e ressaltou que a gestão é uma forma inteligente de reduzir e controlar os custos com energia elétrica em uma empresa, trazendo eficiência energética e aumentando a competitividade do negócio e sua sustentabilidade no mercado. É um dos custos que mais impacta o orçamento das organizações e que pode fazer a diferença em um planejamento em busca de maior competitividade e rentabilidade.

Posso ajudar?