Ex-aluno desenvolve ionizador de piscinas para reduzir uso de cloro - UNILINS

Ex-aluno desenvolve ionizador de piscinas para reduzir uso de cloro

Thiago Butti Dias da Cunha, ex-aluno de Engenharia Elétrica da Unilins, da turma de 2020, desenvolveu recentemente um ionizador de piscinas com controlador.
Ele trabalhava em uma empresa de prestação de serviços de tratamento de piscinas e observou que utilizava muito cloro, o que tornava o tratamento mais caro e, se usado em excesso, poderia causar irritação nos olhos ou coceira na pele das pessoas.
Diante dessa constatação, ele começou a pesquisar algo que pudesse trazer benefício tanto para quem trabalha com piscina, quanto para as pessoas que a utilizam.
Antes de cursar Engenharia Elétrica na Unilins, ele concluiu um curso técnico em Química e, portanto, já tinha noção sobre os produtos normalmente utilizados no tratamento das piscinas. Entretanto, ele queria fazer algo relacionado a área de engenharia elétrica e começou a fazer pesquisas de produtos e tratamentos, quando leu um artigo sobre tratamento por ionização utilizado pela NASA. Percebeu, então, que poderia desenvolver algo diferente.
Thiago identificou que havia dois modelos para essa tarefa: um controlador que consome energia da concessionária e que não seria viável principalmente para hotéis e clubes; e um outro que usa uma placa solar pequena e de fraca potência, que depende de muita exposição solar.
Foi aí que veio a ideia de unir o que cada modelo tem de melhor. O produto desenvolvido por Thiago, além de possuir uma placa solar maior e mais eficaz em lugares de pouca exposição solar, tem um controle para evitar os desperdícios de íons, tornando-se mais viável e eficiente, sem necessidade de adaptar a instalação. Basta colocar na borda da piscina.
Mas, Thiago esclarece que ainda não há nenhum tratamento 100% livre de cloro, sendo esse produto essencial para eliminar algumas bactérias, principalmente aquelas formadas por decomposição de animais e outras.
A Reitoria da Unilins congratula-se com Thiago Butti pela iniciativa e ressalta que a pesquisa científica contribui para o desenvolvimento discente, qualificando-o para o mercado de trabalho, e destacando aqueles que contribuem tanto para o avanço da nossa sociedade.