O 23º Congresso de Educação, Ciência e Tecnologia (CONECTE), promovido pelo Núcleo de Pesquisa (NuPe) da Unilins, foi realizado de 18 a 20 de abril. - UNILINS

O evento proporcionou 25 palestras, com temas técnicos e específicos das mais diversas áreas do conhecimento ofertadas pelos cursos de graduação da Unilins. Realizaram-se 18 palestras presenciais e 07, de forma remota, pelo Google Meet e, canal do Youtube da Unilins.

Deu-se início ao Conecte com a divulgação presencial da Campanha de Arrecadação de Cabelos na Luta Contra o Câncer, feita por Aninha Oliveira, ex-aluna da Unilins, com significativa participação dos alunos.

Logo a seguir, o reitor da Unilins, professor Dr. José Aparecido Silva de Queiroz fez a abertura oficial do evento, apresentando o convidado para a Palestra Magna, Dr. Augusto Cury. Desenvolvida na modalidade híbrida, a palestra foi transmitida pelo YouTube e pôde ser assistida por discentes e docentes da Unilins, assim como por todos os interessados no tema, diretamente do anfiteatro 13 do campus. Os alunos presentes puderam interagir com o Dr. Cury, dirigindo-lhe perguntas sobre as questões abordadas. O sucesso desse momento pôde ser constatado em tempo real, pelas inúmeras mensagens dos discentes, docentes e convidados, postadas no chat no decorrer da LIVE.

O evento, realizado anualmente, visa proporcionar aos alunos momentos de interação com profissionais renomados e debates sobre temas contemporâneos. Nesta oportunidade, as questões giraram em torno de Inteligência Artificial, Cidades Inteligentes, Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Paisagismo, Criptomoedas e Blockchain, além da Atuação dos Profissionais de Enfermagem e Farmácia nos mais diversos segmentos. Além de palestras, realizaram-se duas Oficinas – uma, de Impressão 3D e, outra, de Gestão de Projetos.

Um curso de Instrumentalidade no Serviço Social para alunos e supervisores do campo de estágio foi ministrado pela professora Dra. Elizabete Terezinha Silva Rosa.

O Conecte proporcionou nove palestras diárias, em média, contabilizando-se 560 inscrições, com a participação de 60 alunos por atividade, aproximadamente.

Simultaneamente ao Congresso, foi realizado o II Simpósio de Educação do Centro Universitário de Lins – Unilins – com o tema: “Formação e prática docentes em prol de uma educação para a paz”.

Mestres e doutores, convidados, abordaram temas como: Instituições Escolares como Ambientes Fomentadores da Paz; Comunicação Dialógica: a força da verdade frente aos discursos míticos e, também Diversidade e Educação Inclusiva.

O Simpósio foi organizado pela coordenação dos cursos de Licenciatura – modalidade EAD – da Unilins, e transmitido pelo canal de YouTube da instituição, registrando-se a participação de alunos e docentes de vários estados do território nacional.