Anterior
Professor da Unilins obtém patente de técnica inovadora de instrumentação - UNILINS

Professor da Unilins obtém patente de técnica inovadora de instrumentação

O Professor da Unilins, Breno Ortega Fernandez, obteve no último dia 26 de novembro o aceite para depósito do seu pedido de patente intitulado: Uso de sensores de detonação como alternativa aos sensores de emissão acústica no monitoramento de processos de fabricação subtrativa.
O modelo de utilidade proposto pelo Prof. Breno decorre de seu trabalho sobre sensores de detonação, iniciado com sua pesquisa de mestrado, e aperfeiçoado durante seu pós-doutoramento sob supervisão do Prof. Paulo Aguiar.

O pedido de patente BR1020190249137 foi financiado pela Agência Unesp de Inovação – AUIN, tendo como co-inventores Paulo Roberto de Aguiar e Eduardo Carlos Bianchi, ambos professores titulares da FEB – UNESP, e Felipe Aparecido Alexandre, doutorando da FEB – UNESP e ex-aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação da Unilins. Os ensaios de validação da pesquisa foram realizados com suporte de pesquisadores do LADAPS – Laboratório de Aquisição de Dados e Processamento Digital de Sinais, e do LUA – Laboratório de Usinagem por Abrasão.
A patente resguarda os direitos de propriedade da inovação ao mesmo tempo que promove a divulgação de tecnologia.

Segundo o Prof. Breno, as pesquisas sobre o tema terão continuidade com a captação de empresas interessadas na utilização da proposta em equipamentos comerciais de baixo custo para o monitoramento de processos industriais como fresagem, retificação e torneamento, dentro do conceito de indústria 4.0.

Além disso, outros resultados oriundos da patente e do pós-doc serão brevemente publicados em revista científica de impacto na área engenharia elétrica.

Posso ajudar?