Anterior
Roda de Conversa debateu Gestão da Comunicação na carreira profissional - UNILINS

Roda de Conversa debateu Gestão da Comunicação na carreira profissional

O Núcleo de Inclusão e Apoio ao Discente da Unlins – NIAD, realizou mais uma Roda de Conversa com os alunos. Desta vez o tema foi Gestão da Comunicação na carreira profissional.

O professor Elcio Fernando Del Prete Miquelino, bacharel em Comunicação Social, Publicitário, Especialista e MBA em Marketing, e autor do livro ‘O Marketing e a Nova Economia”, destacou a importância da comunicação em todas as áreas profissionais.

“Existe a comunicação formal e a comunicação informal, por isso é preciso tomar cuidado com a forma com que enviamos nossas mensagens, sejam elas por e-mails ou whatsApp, pois podem tornar-se um documento judicial. Dependendo de quem é o receptor da mensagem, é preciso utilizar a linguagem adequada, verbal ou escrita ou a não verbal, como por exemplo a corporal e sentimental, pois dão significado para a sua postura profissional”, Disse o professor Elcio.

Ele falou também sobre as mídias sociais que, nos dias atuais, servem para o recrutador fazer um breve julgamento do profissional, ao associar as imagens da pessoa à empresa a qual representa. Alertou sobre a reputação que demora anos para ser construída e em menos de minutos poderá ser destruída por um ato errado. Concluiu que nas redes sociais é essencial ter educação, objetivos, atenção, postura profissional e evitar exageros.

Também participou da Roda de Conversa o professor Ricardo Molto Pereira, graduado e mestre em Engenharia Civil e doutor em Agronomia. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos e, atualmente, atua como consultor e projetista autônomo. Também é coordenador dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária da Unilins. Ele falou sobre a timidez como um obstáculo a ser vencido para que se tenha uma boa comunicação na carreira profissional.

Ele comparou os canais de comunicação que eram utilizados antigamente, com os da atualidade, e apontou vários exemplos da importância em definir seus meios de comunicação dando ênfase para evitar os erros de português.

Antes do encerramento, ambos aplicaram a dinâmica do telefone sem fio corporal, destacando a consequência dos ruídos na comunicação.

Galeria

Posso ajudar?