Anterior
Pista de Resgate de Enfermagem impacta o público presente - UNILINS

Pista de Resgate de Enfermagem impacta o público presente

A noite de quinta-feira, 14/11, o campus da Unilins foi palco de cenas cinematográficas. O curso de Enfermagem realizou a 1ª Pista de Resgate, envolvendo os alunos em ações simuladas de atendimentos emergenciais.

No dia anterior, 13/11, eles participaram de uma capacitação de Urgência e Emergência, com alunos da Pós-Graduação da Unilins, como preparação para as provas do dia seguinte.

O trajeto da Pista de Resgate apresentou diversas surpresas aos estudantes que, reunidos em grupos, participaram de simulações realísticas. O objetivo da competição foi identificar o grupo com o melhor atendimento realizado em menor tempo.

No dia 14/11, as equipes competidoras foram definidas e também os alunos que foram os atores acidentados.

Antes do início das provas, as equipes ficaram confinadas em uma tenda, sem saber os problemas que teriam que enfrentar durante o trajeto que foi acompanhado por professores escalados como juízes para avaliar todo o processo.

Na primeira delas, aconteceu a simulação de uma briga com faca e uma pessoa foi ferida no abdômen.

Na segunda, um acidente de moto com duas vítimas, sendo que uma já havia falecido e a outra estava com fraturas expostas.

Na terceira e última prova, um casal de idosos passeando pela rua, repentinamente o homem sofre uma parada cardiorrespiratória.

Utilizando equipamentos adequados à cada um dos eventos, os grupos tiveram 5 minutos para realizar o atendimento às vítimas, administrar a presença de curiosos e dominar a tensão e o impacto causado pelas cenas.

O enfermeiro e a sua equipe precisam estar capacitados para atender pacientes nessas condições e atuar conforme os direcionamentos de atendimentos emergenciais aprendidos na faculdade. A enfermagem não é feita apenas de medicamentos e procedimentos. Muitas vezes é preciso enfrentar a morte!

Pessoas que estavam assistindo comentaram que, apesar de ser apenas uma simulação, o realismo dos acidentes apresentou imagens dignas de grandes produções cinematográficas. Sirenes enlouquecedoras, corpos ensanguentados no asfalto, ossos quebrados, correria e gritos desesperados de parentes das vítimas, e curiosos com seus celulares em busca de fotos trágicas para suas redes sociais. Tudo se assemelhando à realidade.

A atuação perfeita dos atores deu ao evento um alto grau de realismo, alterou o emocional dos estudantes e causou forte impacto nas pessoas que assistiram aos atendimentos. Apesar das cenas fortes, a mensagem foi em favor da vida, com os alunos vivendo experiências muito próximas do que, de fato, ocorre no dia-a-dia.

A prestação de primeiros socorros nesses casos é essencial e ajuda a reduzir a dor dos pacientes, acalmando-os até que tenham acesso a um atendimento específico nos hospitais. Daí a importância de uma boa formação em enfermagem.

De acordo com a professora Sabrina, coordenadora do curso, simulações desse tipo são importantíssimas para que os alunos possam alinhar a teoria ministrada em sala de aula à prática do cotidiano.

Galeria

Posso ajudar?