Unilins recebe doação do DAEE - UNILINS

Unilins recebe doação do DAEE

No último dia 11/11 chegaram ao campus da Unilins os últimos componentes do sistema turbogerador recebido como doação do Departamento de Água e Energia do Governo do Estado de São Paulo.

Trata-se do conjunto UGE-4, fabricado pelas empresas Siemens-Schuckert e Voith. A turbina é do tipo Francis, projetada para operar com uma vazão de 7300 litros por segundo. O gerador entrega uma potência de 1,3 Mega Watts.

A unidade geradora foi retirada Usina Macaco Branco, situada no leito do rio Jaguari, na zona rural entre os municípios de Campinas e Pedreira.

A Usina foi construída em 1908 para abastecer as tecelagens que se instalariam na região. Mais tarde, na década de 30, até meados dos anos 70, a energia produzida no local iluminou as casas de Pedreira e Jaguariúna. Depois disso, passou a integrar o Sistema Nacional, colaborando com a geração de energia distribuída no país. Com a inundação do local, o suprimento deverá ser compensado por outras usinas. Sua operação foi encerrada no dia 29 de dezembro de 2020.

Uma grande área no entorno da Usina foi desapropriada pelo Governo do Estado para a construção da Barragem de Pedreira e todo seu espaço, em breve, estará submerso pelo reservatório da nova barragem.

Assim, com o objetivo de preservar o valor técnico e histórico dos equipamentos, o DAEE destinou os geradores para museus e instituições de ensino selecionados do Estado de São Paulo.

A Unilins está preparando um espaço adequado para a instalação dos equipamentos que ficarão em exposição permanente para seus alunos e a população de Lins e Região, nos mesmos moldes da Cidade Miniatura do Seu Mário. Também já há tratativas com o Centro Histórico Siemens na Alemanha, que cuida de todo o registro histórico dos equipamentos produzidos pela empresa.

O desembaraço jurídico da doação foi realizado pela Prefeitura Municipal de Lins, e o complexo esquema de transporte do equipamento contou com o apoio da equipe de campo do DAEE e Prefeitura Municipal, sendo integralmente patrocinado pela Construtora Triunfo, que tem como sócio um ex-aluno de engenharia da Unilins.

O Reitor da Unilins, o Professor José Aparecido Silva de Queiroz, agradece à superintendência do DAEE pela doação, na figura de seu procurador o linense Sergio Antunes, à equipe de logística da Triunfo, na figura do Engenheiro Nico Garcia, ex-aluno da Unilins e sócio da construtora, e ao Prefeito João Pandolfi e sua equipe.

Reportagem do G1 sobe o encerramento da operação da Usina Macaco Branco

Após 108 anos de operação, usina em Campinas é desativada para construção da represa de Pedreira | Campinas e Região | G1 (globo.com)

Vídeo do youtube com registro do último dia de operação da Usina

Usina Macaco Branco Pedreira SP 1911- 2020 Fim de Operação. Vai ser demolida por causa da Barragem. – YouTube