Projeto de Extensão: Tecnologia Assistiva – Participe!

Projeto de Extensão: Tecnologia Assistiva – Participe! - UNILINS

Projeto de Extensão: Tecnologia Assistiva – Participe!
Alunos (a) dos cursos de  Engenharia Mecânica; Engenharia de Software; Engenharia Elétrica; Engenharia da Computação; Engenharia de Controle e Automação.

SE VOCÊ TEM INTERESSE EM PARTICIPAR DESTE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, NÃO PERCA A OPORTUNIDADE! INSCREVA – SE E FAÇA A DIFERENÇA NA SOCIEDADE.

OBSERVAÇÃO: Ao se inscrever, aguarde nosso contato, pois iremos agendar uma reunião via Google Meet.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 27/04/2021 a 03/05/2021

LINK DE INSCRIÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenvJaXE01FPNPMCOBaRZR7zK1k6o4Z1ZVFaDvRDBRAok_SDw/viewform?usp=pp_url

No processo histórico, a pessoa com deficiência vivenciou diversas mudanças na perspectiva do olhar da sociedade como um todo. Ao refletirmos sobre o movimento constante de transformações da sociedade, é mister ressaltarmos a importância da conquista da Constituição Federal de 1988, sendo essa a Lei – Base para projetos complementares como, por exemplo, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, regulamentado pela Lei 13.146 (BRASIL, 2015) .
Dessa forma, a reflexão sobre o Direito da Pessoa com Deficiência pode ser abordada sob duas vertentes: não só pela abrangência da lei, como também pela realização da garantia na prática. A garantia da inclusão da Pessoa com Deficiência se concretiza com o papel conjunto de três segmentos: Estado, Família e Sociedade.
Pela Constituição Federal de 1988, caracteriza-se a pessoa com deficiência conforme o artigo 2º:
Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. (BRASIL, 1988, p. 1).
O compromisso, enquanto cidadãos no processo de inclusão, caracteriza-se em dimensões como viabilizar a acessibilidade em locais de trabalho e locais públicos. Nesse sentido, é válida a importância de Projetos de Extensão que visam dialogar com a comunidade, em cumprimento ao princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão dentro do Centro Universitário de Lins – UNILINS, que tem como Missão: Ensino – Formação do ser humano em todas as suas dimensões. Tecnologia – Difusão de tecnologia através da prestação de serviços à comunidade. Compromisso Social – Atuação voltada para o atendimento à comunidade em que está inserida. Caracteriza-se a atuação da Extensão junto às estratégias de inclusão, vista como demanda da sociedade:
Art. 3º A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. (BRASIL, 2018, p. 1).
Nesse contexto, a prática de Extensão é vista no Projeto Tecnologia Assistiva, que une estudantes do Centro Universitário de Lins, visando desenvolver oficinas para elaboração de instrumentos, juntamente com o professor José Aparecido Silva de Queiroz, que será orientador do grupo.
Justifica-se a participação pelo conhecimento em desenvolvimento na graduação e, também, o processo de transformação em conjunto com a sociedade, valorizando o desenvolvimento do potencial dos alunos em formação.
A essência da temática se dá de forma sistêmica, pois encontra-se no Estatuto da Pessoa com Deficiência, no artigo 74:
Art. 74. É garantido à pessoa com deficiência acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida (BRASIL, 2015).

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